Comissão de Cultura lança campanha do teatro acessível 

A Comissão de Cultura da Câmara promoveu audiência pública nesta quinta-feira (9) para lançar a campanha “Teatro Acessível, Arte, Prazer e Direitos”, em parceria com a Escola de Gente e o Ministério da Cultura. O evento, que atende requerimento do deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), tem por objetivo disseminar por todo o Brasil a cultura e a prática do teatro acessível.

Comissão de Cultura lança campanha do teatro acessível - Agência Câmara

Segundo Wyllys, a ideia é realizar anualmente, a partir de 2014, um dia de ação nacional com amplo apoio da mídia para disseminar entre toda a sociedade a prática de uma cultura inclusiva.

Para o deputado, “um direito humano é um direito à cultura, no sentido também a esse lazer que as artes e espetáculos proporcionam. Precisamos estender esse acesso a todas e todos os cidadãos brasileiros. Essa campanha é por demais importante nesse contexto, mas também no contexto de que a cultura tem um papel importante no fortalecimento de outros direitos humanos, pois humaniza as pessoas e traz uma vida de pensamento”.

O evento é uma das primeiras ações da subcomissão criada na Comissão de Cultura como espaço alternativo para discussões relativas aos direitos humanos de minorias. Durante a audiência foram distribuídos exemplares, também com formato acessível, do livro “Um Amigo Diferente?”, da jornalista Claudia Werneck, escritora especializada em direitos humanos, e também fundadora da Escola de Gente.

Da publicação, nasceu o roteiro do espetáculo teatral homônimo, símbolo da Campanha Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos, que será apresentado em Brasília nos dias 10 e 11 de maio, no Teatro do Brasil 21 Cultural.

“Um Amigo Diferente?” foi o primeiro espetáculo para a infância e juventude do Brasil a disponibilizar, simultaneamente, todas as medidas de acessibilidade na comunicação, em 2011, sendo considerado um marco na história do teatro infantil brasileiro por sua ampla e diversificada oferta de acessibilidade.

A peça, encenada pelo grupo Os Inclusos e Os Sisos, está em turnê pelo país. Além da gratuidade das apresentações, o espetáculo conta com visita ao cenário para pessoas cegas, legenda eletrônica, audiodescrição, programas em braile e letra ampliada.

Da Redação em Brasília