Galindo fala sobre a etapa baiana da Conferência do Meio Ambiente

No próximo sábado (11), o PCdoB-BA realiza a etapa baiana da Conferência Nacional de Meio Ambiente, marcada para os próximos dias 18 e 19, em Brasília. Essa é a primeira vez que o partido realiza um encontro desta natureza com o propósito de formalizar a sua política de atuação em relação ao tema.

Para falar sobre esse evento histórico para o PCdoB, o Vermelho entrevistou o presidente do Diretório Municipal, Geraldo Galindo, que está à frente da organização da conferência. Segundo ele, o partido tem um posicionamento claro sobre as políticas de meio ambiente: a defesa do desenvolvimento sustentável é soberana. Confira.

Portal Vermelho: O que vai tratar a etapa Bahia da Conferência Nacional de Meio Ambiente?
Geraldo Galindo: Além de debater o temário da conferência nacional, a estadual vai levantar, também, questões relacionadas ao meio ambiente na Bahia e eleger a delegação baiana para a conferência nacional. É a primeira vez que o partido organiza esse tipo de debate em formato de conferência, que servirá de subsídio ao congresso do partido que ocorre no mês de Novembro. Em outros momentos já tínhamos realizado seminários nacionais e estaduais, mas pela primeira vez vamos formalizar a política partidária numa conferência para a atuação dos comunistas nessa frente.

Qual o posicionamento do PCdoB sobre as políticas para o meio ambiente?
A resolução do Comitê Central do Partido aborda a questão levando em conta a natureza do capitalismo, que degrada a natureza em decorrência da busca do lucro máximo. O texto afirma que a exploração dos trabalhadores e a agressão ao meio ambiente são meios pelos quais o capitalista eleva seus lucros. E conclui: O capitalismo transforma tudo em mercadoria e, em sua fase imperialista, exacerba a privatização dos recursos naturais e procura controlar as fontes destes recursos nos países em desenvolvimento. A disputa pelo petróleo no Oriente Médio e a ambição imperialista sobre os recursos naturais da Amazônia são exemplos contundentes desta política.

Existe uma diretriz do partido voltada para o tema?
O documento que debateremos nas conferências nacional e estadual afirma que a luta em defesa do desenvolvimento sustentável é soberana. Para o PCdoB, o desenvolvimento sustentável soberano se expressa através do Novo Projeto de Desenvolvimento Nacional de Desenvolvimento, de luta pela soberania nacional, democratização da sociedade, progresso social, sustentabilidade ambiental e integração solidária da América Latina. Portanto, o partido não só incorpora os três eixos do desenvolvimento, econômico , social e ambiental, como as demais dimensões da nossa formação social. Ele defende a economia verde sustentável soberana como parte integrante deste modelo de desenvolvimento.

A conferência pode cumprir, então, o papel de orientadora do nosso quadro político?
Os resultados da conferência passam a ser a orientação para todas as bases partidárias sobre as políticas que defenderemos nas diversas esferas de debates e aplicação de políticas de meio ambiente.

Erikson Walla, da redação do Vermelho em Salvador (BA)