Justiça colombiana debaterá diálogos de paz 

O procuradores-gerais da Colômbia, Luis Eduardo Montealegre e Alejandro Ordóñez, realizarão nesta quinta-feira (9) um debate sobre o Marco Jurídico para a Paz dos Diálogos que o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia (Farc) realizam em Cuba.

Farc - Efe

Os funcionários públicos debaterão sobre o curso das mesas das negociações que as delegações sustentam em Havana. No debate também falarão sobre os mecanismos de participação do grupo insurgente na política colombiana. 

Leia também:
Ex-guerrilheiros participam de fórum pela paz na Colômbia

Outro dos temas será os direitos das vítimas e o chamado “tratamento diferenciado” para os membros das Farc que puderam ser protegidos por este marco na justiça transitória. Além do debate sobre o curso dos Diálogos de Paz também intervirão o ministro do interior colombiano, Fernando Carrillo Flórez, o presidente do Senado, Roy Barreras e o alto funcionário para a Paz, Sergio Jaramillo.

Outras personalidades que dirão presente no evento serão a magistrada auxiliar da Corte Constitucional, Clara Elena Reales e os ex-juízes das mesma corporação dessa mesma corporação Carlos Gaviria Díaz e Humberto Sierra Porto.

Diálogos 

O governo e a guerrilha concluíram, na última sexta-feira (3), o 8º ciclo de conversas com vistas ao fim de mais de cinco décadas de conflito armado, político e social. Em 15 de maio voltarão para a mesa para fechar o primeiro dos cinco pontos da agenda.

A mesa de diálogo entre o governo e as Farc se instalou oficialmente em Oslo, Noruega, em 18 de outubro de 2012 e um mês depois, 19 de novembro, colocou em marcha em Cuba. As conversas entre o governo e as Farc enfocam, além da questão agrária, as drogas ilícitas, participação política, abandono das armas e assistência às vítimas.

Solidariedade 

Com o apoio de mais de 70 entidades brasileiras, entre os dias 24, 25 e 26 de maio, Porto Alegre realiza o Fórum pela Paz na Colômbia. O evento busca reunir a sociedade civil colombiana e internacional em um importante momento histórico no marco dos diálogos entre as Farc e o governo colombiano. 

Outras informações sobre o fórum acesse o blog 

Com TeleSUR