Conferência de Meio Ambiente do Rio supera expectativas

 A 1ª Conferência Estadual de Meio Ambiente do PCdoB-RJ reuniu, no sábado (11), no auditório do Sindicato dos Bancários, 96 pessoas (74 delegados e 22 convidados), representando 20 municípios: Rio de Janeiro, Magé, Maricá, Paraty, Resende, Volta Redonda, São João de Meriti, Mangaratiba, Duque de Caxias, Itaguaí, São Pedro da Aldeia, Belford Roxo, Paty de Alferes, Rio das Flores, Seropédica, Macaé, Casimiro de Abreu, Nova Iguaçu, Itaboraí e Petrópolis.

Comissão de Meio Ambiente

As frações comunistas que atuam no Cebrapaz-RJ, na CTB e na Famerj também participaram, com destaque para a presença massiva das militantes da UBM. A Marcha Patriótica da Colômbia também teve representação e fala na Conferência.

A Conferência foi aberta pelo presidente estadual do Partido, João Batista Lemos, que destacou a significativa presença partidária, apesar de pouco tempo para mobilização. Batista afirmou que o meio ambiente é hoje parte estruturante do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, defendido pelo Partido, e que a 1ª Conferência é um esforço para um maior domínio coletivo sobre este importante tema da luta de idéias.

A Conferência teve três intervenções especiais: Ana Paula Bueno, da Comissão Nacional de Meio Ambiente, apresentou as teses nacionais, o camarada Fernando Cid, ex-secretário municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu falou sobre “Gestão Ambiental” e Carlos Henrique Emery, presidente do CM de Macaé, abordou o tema “Indústria do Petróleo e Impacto Ambiental”.

A deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e a deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ), também fizeram intervenções e saudaram a realização da Conferência. Além destes camaradas, 21 delegados e convidados fizeram uso da palavra (sem contar as intervenções feitas no debate sobre o relatório da Comissão de Sistematização) entre eles falou o Secretário de Meio Ambiente de Rio das Flores, Anderson Martins Dutra, que elencou os avanços da gestão comunista em Rio das Flores, mesmo com poucos meses de gestão.

O plenário indicou emendas a todos os documentos em debate e também aprovou, por unanimidade, a proposta do Presidente Estadual, Batista Lemos de sugerir ao Comitê Estadual a retomada da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do PCdoB.

O plenário sugeriu ainda, através da folha de consulta, 46 nomes para compor a delegação do Rio à Conferência Nacional. Os 10 delegados do Rio, exceto os natos, serão indicados pela Direção Estadual.

Para o coordenador da Comissão de Organização da 1ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, Wevergton Brito Lima, a Conferência superou as expectativas: “tanto pela representatividade quanto pela qualidade dos debates e emendas acho que demos um belo primeiro passo no sentido de nos apoderar deste tema tão importante. Como disse o nosso presidente, Batista, agora é aprofundar a discussão, com a retomada da Secretária Estadual de Meio Ambiente na estrutura do Partido, a formação de uma Comissão de Meio Ambiente Estadual e a realização de um seminário estadual sobre meio-ambiente”.

Além dos nomes já citados, compareceram à 1ª Conferência Estadual de Meio Ambiente do PCdoB-RJ, a sub-secretária da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, do Município do Rio, Helena Piragibe; o Presidente do CEPERJ, Jorge Barreto; o Coordenador de Políticas para a Juventude da Prefeitura do Rio, Igor Bruno; o Sub-Secretário de Esportes de Duque de Caxias, Alcimar Targino; o vereador comunista de Rezende, José Olimpio da Silva Costa, que compõe a comissão de meio ambiente da Câmara de Vereadores; o Sub Secretário de Meio Ambiente de Mangaratiba, Roberto Antunes; o ex-vereador e atual gestor ambiental em Volta Redonda, Marquinho Motorista; o presidente da CTB-RJ, Maurício Ramos; a Coordenadora Estadual da União Brasileira de Mulheres, Célia Regina; o integrante da Executiva Nacional da CONAM e diretor da FAMERJ, PC; a Secretária Nacional de Organização da UJS, Monique Lemos; a presidente estadual da UJS, Flávia Cale; e diversos dirigentes partidários, sindicais, além de estudantes e professores ligados à causa da preservação ambiental.

Da redação