Exposição fotográfica sobre obras de Guimarães Rosa será gratuita

Fotografias de Maureen Bisilliat sobre João Guimarães Rosa serão expostas no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, na capital paulita, abertas ao público, gratuitamente, a partir desta segunda-feira (19) a 25 de junho de 2013. 

 “Aprecio imagens aliadas à escrita, frases escolhidas definindo melodicamente a linha da orquestração. Em livros como os de Diane Arbus (1923-1971), de Nan Goldin (1953), há essa orquestração: ritmos, silêncios, acordes, vazios. A palavra, escolhida da produção literária ou pinçada do testemunho biográfico, vem da fala íntima da pessoa, destilada. Seria quase como escrever com a imagem e ver com a palavra.”

O texto é de Maureen Bisilliat. A fotógrafa, que nasceu na Inglaterra e se fixou no Brasil em 1957, é a mente por traz das imagens e dos textos da exposição A João Guimarães Rosa. Na mostra, exibida no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, Bisilliat se inspira na literatura do autor para captar os personagens e o universo do sertão brasileiro.

Retrato de Manuel Nardi, inspirador do conto “Manuelzão e Miguilim”, de Guimarães Rosa, publicado em 1956, como parte do livro Corpo de baile. Andrequicé, MG, 1963-1967

Fonte: Revista Cult