TV Cultura: Marcos Mendonça é eleito presidente da Fundação

Marcos Mendonça foi eleito na segunda-feira (13) presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV e da rádio Cultura. Ele conseguiu 35 votos – participaram 46 dos 47 membros do Conselho Curador. Houve seis votos em branco, dois nulos e três abstenções.

Eleito por três anos, Mendonça era candidato único à vaga hoje ocupada por João Sayad, cujo mandato termina no dia 10 de junho. Ele já presidiu a fundação entre os anos 2004 e 2007. Com foco na audiência da classe C e D, Mendonça pretende retomar programas como Entrelinhas.

Encabeçada pela TV Cultura, a Fundação Padre Anchieta inclui ainda as rádios Cultura AM e Cultura FM, o canal infantil pago TV Rá-Tim-Bum e os canais TV Univesp e Multicultura, ambos acessados pelo espectro digital, em sinal aberto.

O orçamento da TV Cultura para este ano é de R$ 194,2 milhões.

Em um cenário que aponta queda de audiência para a maioria dos canais abertos, a Cultura segue numa louvável contramão. Fechou o primeiro quadrimestre de 2013 com 20% de crescimento em relação ao ano de 2012 – foi de 1 ponto para 1,2 ponto (cada ponto equivale a 62 mil domicílios). E, ainda que não faça do ibope o seu mantra, de nada adianta promover um bom espetáculo se a plateia estiver vazia.

O advogado Belisário Santos Júnior foi reeleito para a presidência do Conselho Curador por mais três anos.

Com informações O Estado de S. Paulo