"É preciso fazer valer a luta dos que tombaram na Ditadura"

Foi o que declarou a Victória Lavínia Grabois, filha de Maurício Grabois, ao falar sobre a luta pela verdade no Brasil e o sentimento de impunidade que ainda vigora pelo país. Segundo ela, "precisamos entender que se hoje convivemos com altos índices de violência, uma das principais causas é a impunidade, assim, não podemos virar essa página da história sem entender o que foi a Ditadura no Brasil ".

Joanne Mota, da Rádio Vermelho com A RadioAgência Nacional

Victória, que é presidente do Grupo Tortura Nunca Mais e ex-pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH), perdeu o pai, o irmão e o marido na Guerrilha do Araguaia, lembrou que há mais de 30 anos exigindo do Estado brasileiro medidas urgentes para investigar as graves violações dos direitos humanos cometidas pelos agentes públicos envolvidos nos crimes contra a humanidade.

Durante a entrevista, ela salientou a importância do cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, garantindo o acesso à informação e a abertura dos arquivos da ditadura militar para esclarecimento sobre o desaparecimento de seu pai. 

"Lutamos por justiça, lutamos pelos que perdemos e, acima de tudo, não deixar que momentos como aqueles retornem. Vocês não podem imaginar o sofrimento de uma família que nunca recebeu os restos mortais do seu filho", desabafou a filha de Grabois.

 
Maurício Grabois ao lado Barão de Itararé.

Ouça a íntegra das declarações na Rádio Vermelho: