Vanessa Grazziotin comemora resultado de leilão da ANP 

 A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) considerou positivo o resultado da 11ª rodada de licitações de áreas para exploração de petróleo, realizada na terça-feira (14) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O leilão arrecadou mais cerca de R$ 2,8 bilhões, batendo todos os recordes anteriores, destacou a senadora em discurso nesta quarta-feira (15).

A senadora destacou o resultado do leilão com 30 grupos ganhadores – 18 empresas estrangeiras e 12 petroleiras brasileiras arrematando blocos, com um valor total arrecadado de 2,8 bilhões (de reais). Dos 289 blocos oferecidos, 142 foram arrematadas.

A senadora registrou que recebeu um manifesto de várias entidades, encabeçado pela Fundação Única dos Petroleiros do Brasil (FUP), com um pedido de adiamento do leilão e posicionamento contrário à entrada de empresas estrangeiras para a exploração de petróleo no Brasil.

Grazziotin considerou a reivindicação justa, mas explicou que a Petrobras ainda não tem condições de explorar sozinha todo o petróleo existente no Brasil. “Com o passar do tempo, as entidades vão perceber o quanto foi importante essa rodada e o quanto é importante e necessária a atividade petrolífera no Brasil”, explicou.

Ela destacou que os blocos colocados para leilão são importantes porque estão localizados em todos os estados brasileiros e sua exploração reduzirá as desigualdades regionais possibilitando o desenvolvimento do país.

“Cito como exemplo o meu querido estado do Amazonas. Sem dúvida alguma, a exploração de gás e petróleo tem sido um fator econômico muito importante para o estado como um todo. A partir do leilão realizado no dia de ontem [terça-feira], vários outros estados brasileiros passam a ter também essa perspectiva”, ressaltou.

Da Redação em Brasília