RS: Néio Pereira é empossado como secretário do Meio Ambiente

Com o desafio de aprofundar as ações desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente do RS, o novo titular da pasta, Neio Lúcio Fraga Pereira, foi empossado no cargo pelo governador Tarso Genro nesta quinta-feira (16), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

posse néio - Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini

“A Secretaria do Meio Ambiente já vinha fazendo um trabalho importante. O governo do Estado olha para a Sema e para o todo o sistema ambiental dando mais recursos e colocando mais pessoas, porque havia um déficit muito grande. E agora é bola para frente”, resumiu Néio. Na cerimônia, o secretário anunciou como adjunto o servidor da Fepam Luis Fernando Perelló.

“Vamos nos valer dos técnicos qualificados que temos lá. Escolhi um quadro da Fepam para ser meu adjunto e me dar o suporte técnico”, ressaltou.

Para uma plateia composto majoritariamente por integrantes do PCdoB, Tarso fez questão de reiterar que o titular anterior da pasta, Carlos Fernando Niedersberg, desempenhou bem as funções à frente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) e da Sema. “Tenho certeza, porque acompanhei, de que Fernando fez um bom trabalho na Secretaria do Meio Ambiente e na Fepam”, afirmou Tarso, que ainda acrescentou que acredita que “Fernando é uma pessoa séria”.

Em seu discurso, Tarso também elogiou o quadro de servidores da secretaria e da Fepam, pedindo que eles não diminuam a confiança no trabalho em função das denúncias. O governador relatou que considerar Neio Pereira  um quadro de gestão. “É um quadro político de primeiro nível e um quadro de gestão de primeiro nível”, avaliou Tarso, que disse temer que um secretário que fosse somente técnico, sem o traquejo político, pudesse se tornar um gestor demasiadamente burocrático para o cargo.

O recém-empossado secretário estadual do Meio Ambiente, Neio Lucio Fraga Pereira, considera as críticas que vem recebendo por não ter trajetória na área como uma espécie de corporativismo por parte das entidades ambientalistas. Ele ainda refutou a tese de que não possui trajetória no meio ambiente, salientando que colaborou para as comissões de Saúde e do Meio Ambiente da Capital e de Gravataí. 

“Fui o primeiro assessor da Comissão de Saúde da Câmara de Porto Alegre, quando ela foi fundada (em 1984). Fui presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Gravataí. Então, a gente não é um completo desconhecido”, afirmou.

O novo titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente salientou que buscará conduzir as políticas da pasta ouvindo todos os setores relacionados. “Vamos fazer gestão ambiental do Estado contando com a participação de todos os setores envolvidos no meio ambiente, fortalecendo o Conselho Estadual do Meio Ambiente, e vamos ter a nossa conferência no final de agosto. Creio que esta é a tarefa que me foi dada e que irei cumprir”, projetou.

Da redação local, com agências