Vila do Mar: Habitafor e Instituto Camargo Correia discutem ações

Projetos de inclusão social, educação ambiental, esportivo, cultural estão beneficiando a comunidade. O Vila do Mar I e II beneficiará, até o final da segunda etapa do projeto, 14.486 famílias

Na tarde da última quarta-feira (15), a presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza, Eliana Gomes, recebeu representantes do Instituto Camargo Correia para discutir as ações sociais realizadas no âmbito do Projeto Vila do Mar. Durante a reunião, o Consultor Sócio-ambiental do Instituto Camargo Correia, Gustavo Amorim, expôs as atividades realizadas desde 2009. Dentre as ações, constam projetos de inclusão social, educação ambiental, esportivo, cultural e de apoio à comunidade.

Para Gustavo Amorim, o trabalho realizado vem gerando bons resultados e o Vila do Mar, além de mudar a estrutura paisagística e urbanística, está mudando a vida das pessoas, contribuindo com a auto-estima dos moradores do Grande Pirambu. “Tudo que está sendo realizado tem o objetivo de promover a interação social naquela região e nós avaliamos que está sendo muito positivo”, constatou.

Dos projetos difundidos pelo Instituto, Gustavo exemplificou a Fábrica de Surf, criado pela Cooperativa de Surf (COOPERSURF), que reúne um grupo de pequenos fabricantes de pranchas e tem vínculo com os surfistas da região. Para o Consultor, a integração dos esportistas foi um passo importante para a constituição da Fábrica, que será inaugurada no próximo dia 05 de junho, com sede localizada à Rua Senador Robert Kennedy, esquina com Avenida Vila do Mar, na Barra do Ceará.

Já Eliana Gomes discorreu sobre o Projeto Vila do Mar II, que começa a ser estruturado pela Prefeitura de Fortaleza, finalizando a urbanização no segmento da Avenida Vila do Mar, que seguirá, agora, até a Barra do Ceará, próximo ao CUCA da Regional I. A gestora também parabenizou o trabalho realizado pelo Instituto.

Eliana Gomes afirmou que a prioridade é realizar toda a obra e que o trabalho social está encarregando de acompanhar as famílias que serão reassentadas, promovendo oficinas, reuniões com a comunidade, visitando as famílias e auxiliando para que o processo de deslocamento para os terrenos do Vila do Mar II seja tranquilo e traga satisfação às famílias. “Esse projeto é grandioso e vai modificar ainda mais a vida das pessoas. Nós queremos consolidar as ações sociais no local, para que as pessoas do Pirambu tenham qualidade de vida, tanto nos reassentamentos, como nas melhorias habitacionais”, enfatizou.

Como encaminhamento da reunião, ficou definida uma nova indicação da Habitafor para compor o Conselho de Desenvolvimento Comunitário (CDC), que atua junto à comunidade. Também foi proposto um seminário para a troca de experiências sobre as iniciativas das organizações que promovem atividades na área.

Ampliação

A presidente da Habitafor destacou ainda a inclusão, recentemente, no projeto, após reunião entre a Prefeitura de Fortaleza e a Caixa Econômica Federal, da proposta de conjugação do programa “Minha Casa, Minha Vida” à obra do Vila do Mar. Isso possibilitará a conclusão do restante do empreendimento habitacional e de urbanização. Após a proposta ser avaliada pelo Ministério das Cidades, a Prefeitura deverá iniciar a finalização dos blocos de apartamentos para reassentamento humano dos últimos terrenos (III e IV). Além disso, uma creche e um posto de saúde foram incluídos pelo Prefeito Roberto Cláudio no Projeto.

Saiba mais

Considerado um dos maiores projetos de urbanização do País, o Vila do Mar I e II beneficiará, até o final da segunda etapa do projeto, 14.486 famílias, com a construção de 1.560 unidades habitacionais, 2.490 melhorias habitacionais, 10.286 regularizações fundiárias e 150 aquisições de imóveis. Os investimentos, fixados em R$ 142 milhões, são provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, dos Governos Municipal e Estadual.

Na configuração atual, o Projeto Vila do Mar II está sob a coordenação da Habitafor, que ficará responsável pelo reassentamento de famílias retiradas de áreas de risco na orla, melhorias habitacionais e regularização fundiária. Compõe a coordenação do projeto também a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), que tem sob sua responsabilidade a gestão da urbanização e o gerenciamento dos equipamentos públicos construídos.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza