Barão dispõe rede de denúncia contra perseguição a blogueiros

A Blogosfera e a liberdade de expressão foram temas de debate ocorrido em São Paulo no dia 3 de maio deste ano, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. A atividade, promovida pelo Artigo 19 e pelo Centro de Estudos Barão de Itararé lançou o projeto Mapa da violência contra blogueiros. Abaixo o link para denunciar.

Para Altamiro Borges, presidente do Barão de Itararé, a blogosfera tem causado um grande alvoroço no universo da comunicação por desmontar o monopólio da informação, tradicionalmente detido pela grande mídia e por setores conservadores. “Há uma ofensiva truculenta e autoritária contra esses novos meios de comunicação no Brasil e a tendência é que a perseguição, a violência e essa tendência de judicialização da censura se intensifiquem”.

Mapa da violência

Os blogs e as redes sociais são um fenômeno novo no Brasil, mas já estão incomodando os poderosos. Muitos blogueiros e ativistas digitais têm sofrido perseguições, violências e processos judiciais. Governantes, empresários e barões da velha mídia não toleram a verdadeira liberdade de expressão e querem calar a blogosfera.

Não dá para ficar calado frente a estas ações autoritárias. Diante deste cenário preocupante, a organização não governamental Artigo 19 e o Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé firmaram uma parceria com o objetivo de levantar dados concretos sobre as violências em curso no país.

Os dados serão coletados durante os meses de maio e junho e serão checados logo na sequência. Com base no resultado dos questionários, documentos serão encaminhados aos organismos nacionais e internacionais de defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão. Participe desta ação. 

Clique aqui e faça sua denúncia

Fonte: baraodeitarare.org.br