China e Tadjiquistão estabelecem parceria estratégica

A China e o Tadjiquistão estabeleceram nesta segunda-feira (20) uma parceria estratégica, prometendo promover a cooperação bilateral.

A declaração foi feita durante as conversações entre o presidente chinês Xi Jinping e seu homólogo tadjique Emomali Rakhmon, que está em visita à China de 19 a 20 de maio.

A China e o Tadjiquistão compartilham a necessidade de consolidar a cooperação e proteger os interesses comuns, disse Xi, acrescentando que a China manterá uma postura política amistosa para com o Tadjiquistão.

Xi destacou a importância da parceria estratégica, que reforçará a cooperação bilateral em várias áreas.

As duas partes devem reforçar o apoio mútuo em assuntos relacionados à soberania, integridade territorial e segurança, disse Xi.

Os dois países devem também utilizar efetivamente a cooperação para promover o crescimento econômico e intensificar a coordenação sobre importantes assuntos internacionais e regionais, acrescentou o presidente chinês.

Rakhmon disse que o Tadjiquistão e a China estabeleceram um modelo para outros países trabalhando juntos como parceiros estratégicos leais e confiantes, acrescentando que seu país deseja oferecer firme apoio à China em assuntos chave.

Rakhmon expressou a esperança de que o sonho chinês de rejuvenescimento da nação chinesa possa ser realizado o mais cedo possível. Ele prometeu manter intercâmbios e cooperação de alto nível com a China.

Depois da reunião, os dois chefes de Estado assinaram uma declaração conjunta sobre a parceria estratégica e presenciaram a assinatura de uma série de acordos sobre cooperação.

De acordo com a declaração, a China e o Tadjiquistão irão apoiar os caminhos de desenvolvimento selecionados por seus povos e dar suporte aos esforços um do outro para salvaguardar a soberania nacional, a segurança e a integridade territorial, assim como apoiar as medidas para manter a estabilidade social, promover o crescimento econômico e expandir os intercâmbios externos.

Os dois países concordaram em impulsionar a cooperação econômica bilateral e acelerar a implementação de projetos de aviação, ferrovia transfronteiriça e autoestrada.

Ambas as partes irão explorar conjuntamente recursos minerais, petróleo e gás, e discutir a cooperação na infraestrutura de eletricidade, energia eólica e solar, segundo a declaração.

Os dois países vão implementar projetos de cooperação tecnológica agrícola e estabelecer um centro de demonstração de tecnologia agrícola China-Tadjiquistão e um parque industrial agrícola no Tadjiquistão para elevar a capacidade de produção de grãos do país.

A China e o Tadjiquistão irão oferecer apoio financeiro para o comércio e a cooperação bilaterais, assim como para as empresas chinesas que investem no Tadjiquistão e realizar a liquidação do comércio bilateral em suas próprias moedas.

As duas partes decidiram promover a cooperação nos setores de cultura, educação, turismo, saúde e esportes.

A declaração também destacou o papel importante da Organização de Cooperação de Xangai (OCS) na promoção da paz e desenvolvimento regionais. Os dois países prometeram trabalhar juntamente com outros membros da OCS para garantir o sucesso da Cúpula da OCS que será realizada em Bishkek neste ano.

Fonte: Rádio Internacional da China