Exposição leva capital brasileira à cidade luz

A exposição “Brasília – 50 anos: meio século da capital do Brasil” que chegou à França, onde fica até 15 de junho, reúne preciosidades da construção da cidade como fotos, croquis, maquetes e arquivos históricos. A exibição acontece na sede do Partido Comunista Francês, primeira obra internacional entregue por Oscar Niemeyer. 

Exposição leva capital brasileira à cidade luz

“Esta exposição na sede do Partido Comunista Francês tem um significado especial. Esta era uma das obras favoritas de Oscar Niemeyer, não só por ter sido a sua primeira entregue fora do Brasil, também pela sua simpatia com a ideologia comunista”, revelou Danielle Athayde, curadora da exposição.

O acervo conta com uma maquete atual da cidade produzida por Antônio José Pereira de Oliveira, com o tamanho total de 6,00m x 4,80m. Ela foi construída através de fotos de satélite e é uma réplica perfeita da cidade.

Além disso, fotos históricas da construção da cidade, obras de Athos Bulcão, considerado o artista de Brasília, e espaços dedicados aos principais personagens da cidade também fazem parte da exposição.

Outro ponto forte é uma linha do tempo contando a historia desde 1753 até a inauguração da cidade, em 21 de abril de 1960. “O legado para a arquitetura, arte, política e cultura se caracteriza por uma obra de caráter coletivo e transfronteiriço que é a Capital Federal”, assinalou Danielle Athayde.

Mais de 150 mil pessoas já viram a exposição que passou por Portugal, Espanha, Argentina, Chile e Índia.

Serviço:
Brasília – Meio Século da capital do Brasil em Paris
Local: Espaço Oscar Niemeyer (sede do Partido Comunista Francês) – Place du Colonel-Fabien
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 18h (exceto dia 25 de maio). Domingo das 10h às 18h.