São Paulo sedia Seminário Internacional sobre papel da fotografia

A Caixa Cultural São Paulo promove, nos dias 28 a 30 de Junho, o seminário internacional “O sequestro da imagem: apropriações na fotografia”, realizado pela Porto de Cultura e organizado em parceria com o curso de “Arte: história, crítica e curadoria” da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

O evento é gratuito e tem um número limitado de vagas. Os interessados devem fazer a pré-inscrição no site http:// www.portodecultura.com.br.

A fotografia, surgida no século 19 como um recurso para documentar a realidade, ganhou ao longo do século seguinte um espaço antes ocupado pela estética e pintura. Nesse contexto, o seminário traçará um panorama histórico sobre o caminho trilhado pela fotografia, propondo ainda reflexões teóricas sobre seu diálogo com a produção artística.

Em “O sequestro da imagem: apropriações na fotografia”, o debate vai além da discussão sobre o alargamento das fronteiras iniciais delineadas para a fotografia. Ele propõe um pensar sobre as novas potencialidades criativas e, principalmente, sobre a apropriação de imagens.

O seminário terá como palestrantes o historiador e especialista em fotografia David Evans e a crítica e curadora Francesca Lazzarini. Integram o debate os artistas: Dor Guez, Oscar Muñoz, Rosângela Rennó e Cássio Vasconcellos. Atuarão como mediadores: Elaine Caramella (professora do Departamento de Arte da PUC-SP) e o jornalista Fabio Cypriano. Além do patrocínio da Caixa, o evento conta com o apoio institucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Transamérica Hospitality Group, do Instituto Votorantim e da Avianca.

Sobre os participantes:

David Evans – Primeiro membro do Departamento de História e Teoria da Fotografia do Centro de Pesquisa do Birkbeck College na Universidade de Londres. Autor do livro “Appropriation” entre outros é articulista e comentarista em publicações de renome (dentre elas Afterimage, Eye, Foam, History of Photography).

Francesca Lazzarini
Artista, crítica e curadora. Desde 2011, colabora como coordenadora do programa e professora da Bienal Master of Fine Arts in Imaging Arts – Photography – na cidade de Modena. Colaborou para a fundação e desenvolvimento da Fondazione de Fotografia de Modena, projeto promovido pela Fondazione Cassa di Risparmio di Modena.

Dor Guez
Artista multidisciplinar, cujas instalações combinam práticas de vídeo e fotografia. É professor no Departamento de História e Teoria na Bezalel Academy of Arts and Design, em Jerusalém, e pesquisador de arquivos afiliado à Universidade de Tel Aviv.

Oscar Muñoz
O foco de sua obra na relação entre imagem e memória. Investiga a natureza da representação, borrando as fronteiras entre a fotografia, gravura, desenho, instalação, vídeo e escultura, muitas vezes fazendo uso de materiais inusitados. Suas obras podem ser vistas em importantes coleções de arte como Museum of Modern Art de New York, Colección Cisneros (Caracas), Tate Modern (Londres).

Cássio Vasconcellos
Fotógrafo paulistano, integra o seleto grupo do Blink – 100 photographers, 10 curators, 10 writers, livro publicado pela Phaidon Press, Inglaterra. Sua série Noturnos recebeu os prêmios de Melhor Exposição de Fotografia do ano de 2002, eleita pela APCA e o Prêmio Porto Seguro de Fotografia, em 2001. Destaca-se pela especialização de fotos aéreas.

Rosângela Rennó
Doutora em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo (1997). Como artista, já expôs em diversas mostras coletivas e individuais ao redor do mundo. A mais recente foi a exposição individual em 2012 Frutos Estranhos/ Seltsame Früchte / Strange Fruits. Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa – Portugal e Fotomuseum Winterthur, Winterthur – Suiça. Seu trabalho está presente na coleção de importantes instituições como Tate Modern, Art Institut of Chicago, Inhotim, Museo Reina Sofia, Guggenheim NY, entre outros.

Elaine Caramella (mediadora)
Doutora livre docente em Linguagem e valor artístico pela UNESP (2004), professora e pesquisadora do Departamento de Arte da PUC/SP, onde coordena o Curso de Graduação em Arte: História Crítica e Curadoria e é líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, sob título – História da Arte, Crítica e Curadoria- é autora de livros, capítulos de livros e artigos sobre Teoria e História da Arte.

Fabio Cypriano (mediador)
Jornalista e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor da PUC-SP, crítico de artes plásticas da Folha de S. Paulo e colaborador das revistas Frieze (Inglaterra) e Flash Art International (Itália), entre outras.

Programação
Mesa 1 – Momentos de ruptura
Data: 28 de junho de 2013 – sexta-feira
Horário: 15h às 17h
A valorização da experimentação e o rompimento dos paradigmas estabelecidos pela fotografia gerando uma pluralidade de experiências estéticas a partir da apropriação de imagens
Participantes: Francesca Lazzarini – David Evans – Elaine Caramella (mediação);
Provocadora: Rosângela Rennó.

Mesa 2 – Apropriação e Colecionismo
Data: 29 de junho de 2013- sábado
Horário: 15h às 17h
Decomposição e recomposição de imagens em trabalhos artísticos que usam o processo de apropriação e o acúmulo de objetos pertencentes ao contexto emblemático da cultura de massa e da sociedade de consumo.
Participantes: Oscar Muñoz – Cassio Vasconcellos – Fabio Cypriano (mediação);
Provocadora: Francesca Lazzarini.

Mesa 3 – Contra o esquecimento
Data: 30 de junho de 2013- domingo
Horário: 15h às 17h
O uso da fotografia como registro e preservação de memória, a partir estratégias que questionam os limites de sua linguagem
Participantes: Rosângela Rennó – Dor Guez – Fabio Cypriano (mediação);

Serviço:

Seminário “O sequestro da imagem: apropriações na fotografia”
Data: 28 a 30 de Junho de 2013 (vide programação acima)
Horários: 15h às 17h
Capacidade: 60 Lugares
Local: Caixa Cultural São Paulo –Auditório 6º andar – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações: A pré inscrição pode ser feita através do site: www.portodecultura.com.br, mas não garante a vaga, por isso é necessário chegar com uma hora de antecedência.
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: Franca