Evaldo Lima anuncia programa para corrigir fluxo de alfabetização

Durante pronunciamento nesta terça-feira (21/05), o vereador Evaldo Lima (PCdoB) anunciou o programa de correção de fluxo escolar em alfabetização com alunos do 3º ao 5º do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Fortaleza. “Esta é mais uma importante iniciativa da Secretaria Municipal de Educação para corrigir a alfabetização dos nossos estudantes. No início da gestão do secretário Ivo Gomes, foi detectado que 21% dos alunos dessa faixa etária não sabem ler nem escrever”, disse.

A Secretaria chegou a esse diagnóstico após uma avaliação da leitura e escrita dos alunos realizada nas próprias escolas no início do ano letivo atual. “É um quadro que prejudica muito o aprendizado desses alunos”, analisa Evaldo, que também anuncia estratégias da SME para corrigir o fluxo de alfabetização.

“Duas medidas serão adotadas: a primeira é a utilização do software ‘Luz do Saber’, um recurso didático que contribui para alfabetização e a inserção na cultura digital, utilizando o papel, o computador e a interação de alunos entre si e com os professores. A segunda é o Programa de Correção de Fluxo em Alfabetização do Ministério da Educação/Grupo de Estudos em Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA)”, informou.

Segundo Evaldo, o GEEMPA também tem foco na alfabetização por meio de jogos pedagógicos, mas sem o auxílio do computador. “Não existe despesa quando falamos de educação. São investimentos diretos em justiça social e na formação de cidadãos. Além disso, são investimentos indiretos em cultura, saúde e segurança pública”, defendeu.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)