Guantânamo: Base de agressão dos EUA a outros países  

A base dos Estados Unidos em Guantânamo, instalada contra a vontade de Cuba, tem sido usada historicamente como plataforma de intervenção militar contra a ilha e outras nações do continente, denunciou nesta quarta-feira (22) a imprensa cubana.

Esta instalação foi o ponto de reunião e implantação das tropas enviadas por Washington em 23 de maio de 1912 para reprimir um levante organizado pelo Partido Independente de Color (PIC), que tornou-se a terceira intervenção militar dos Estados Unidos em Cuba.

O pretexto foi proteger vidas e propriedades de cidadãos norte-americanos, embora a sangrenta repressão deixou como saldo a morte de mais de 3 mil cubanos negros e mestiços, rememora o jornal Granma.

Os efetivos estadunidenses ocuparam então várias cidades e povos perto de Santiago de Cuba. A força estrangeira implantou-se em Guantânamo, Soledad, Los Canos e outras localidades na região oriental da ilha. O coronel Lincoln Karmany esteve à frente da 1ª Brigada Provisional, encarregada de executar a intervenção da base dos Estados Unidos em Guantânamo.

Allí Karmany foi destacado outra vez entre fevereiro e junho de 1913 da 2ª Brigada Provisional, composta por 72 oficiais e 2 mil e 100 soldados. “De Guantânamo esta brigada interveio no Haiti em 1915, para uma ocupação que duraria até 1932. No período de 1915 a 1918 manteve muito ocupados os marinheiros em Guantanamo”, informa o Granma, que menciona ações contra Cuba, Haiti e a República Dominicana naquela ocasião.

Essa base do Pentágono onde, segundo denúncias internacionais, funciona um centro de detenção e tortura, também serviu de trampolim para invasões estadunidenses contra Granada (1983) e Panamá (1989). Além disso, houve ações de apoio para a invasão da Baía dos Porcos (em Cuba) em abril de 1961, que foi derrotada na Praia Girón pelos guerrilheiros comandados por Fidel Castro e Che Guevara.

A 1ª intervenção militar dos Estados Unidos em Cuba data o ano 1898, quando os cubanos combateram por sua independência contra a Espanha. Washington interveio e arrebata para Madri os territórios de Guam, Marianas, Carolinas, Palau, Filipinas e Porto Rico.

Até 1902 estendeu-se a ocupação de Cuba e foi imposta uma emenda que dava para a Casa Branca o direito de intervir militarmente no país vizinho e estabelecer bases militares.  De 1906 a 1909 ocorreu a 2ª intervenção norte-americana, momento em que ocorreu um grande aumento dos investimentos estadunidenses na ilha. 

Fonte: Prensa Latina