Mortalidade Materna: João Ananias defende ações unificadas

“Precisamos reparar esse grande débito que temos com as mulheres no Brasil, na América Latina e Caribe e jamais faremos isso, assistindo milhares delas morrendo anualmente, principalmente por causas plenamente evitáveis”, destacou o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE), na Tribuna da Câmara, nesta quinta-feira, 23, quando falou sobre audiência pública realizada para debater a mortalidade materna e infantil.

Como Presidente da Subcomissão Especial destinada a tratar do Fortalecimento da Informação e Prestação de Contas sobre a Saúde das Mulheres e das Crianças, o parlamentar realizou a primeira audiência pública da subcomissão. Entre as propostas apresentadas que servirão de eixos de atuação, está a realização de seminários nos Estados e Municípios que apresentam indicadores mais desfavoráveis em relação à mortalidade materna e infantil.

Os encontros sugeridos seriam realizados com a participação de parlamentares de países da América Latina e Caribe, como forma de unificar ações e estabelecer parcerias importantes para reduzir a mortalidade materna e infantil. No período de 28 a 30 próximos, ele participará como palestrante da 3ª Conferência Mundial Women Deliver que se realiza em Kuala Lumpur, na Malásia.

Discurso na íntegra

Foi realizada ontem a primeira audiência pública da Subcomissão Especial destinada a tratar do Fortalecimento da Informação e Prestação de Contas sobre a Saúde das Mulheres e das Crianças, aprovada na Comissão de Seguridade Social e Família. Reunimos membros da delegação brasileira que participou do encontro realizado de 22 a 24 de outubro do ano passado, na Guatemala, com o objetivo de debater esse tema.

Nossa delegação assumiu o compromisso de reproduzir ao retornarmos, não apenas as preocupações com as metas assumidas em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Mas também desenvolvermos ações em diversas áreas de nossas atuações no sentido da redução da morbimortalidade materna e mortalidade infantil. Como membro da delegação brasileira, assumi o compromisso de colocar na pauta da Câmara Federal e não tinha forma melhor que através da criação dessa subcomissão, que tenho a honra de presidir e temos a deputada Carmen Zanotto como relatora.

Muitas propostas foram apresentadas que servirão de eixos de atuação, tais como seminários nos estados e municípios que apresentam indicadores mais desfavoráveis em relação a mortalidade materna e infantil. Encontro, com a participação de parlamentares de países da América Latina e Caribe, como forma de unificar ações e estabelecer parcerias importantes para que esta crônica mácula, que é a mortalidade materna e infantil, possa definitivamente ser reduzida a níveis mais civilizados.

Estarei participando da 3ª Conferência Mundial Women Deliver, de 28 a 30 de Maio, em Kuala Lumpur na Malásia, como palestrante convidado do Forum Parlamentar: Êxitos, Desafios e Obstáculos para Avançar pela Saúde e os Direitos das Mulheres e das Meninas. Como sempre tenho dito, precisamos reparar esse grande débito que temos com as Mulheres em nosso País, na América Latina e Caribe e jamais faremos isso, assistindo milhares delas morrendo anualmente, principalmente por causas plenamente evitáveis, como assistimos.

Concluo minha fala Sr Presidente, conclamando a todos os parlamentares, gestores, profissionais da saúde e a sociedade de um modo geral, não apenas a nos indiguinarmos com cada morte materna e infantil, mas para que formemos uma verdadeira frente cidadã de combate a mais esta forma de violência que é a morbimortalidade materna e infantil.

Era só Sr. Presidente.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)