Sindicato dos Bancários faz ato contra o Santander em Salvador

Nesta quinta-feira (23/5), Dia Internacional de Luta contra as Práticas Antissindicais, o Sindicato dos Bancários da Bahia realizou protesto em três agências do banco Santander, no bairro do Comércio, em Salvador, por conta das mais de 878 dispensas no primeiro trimestre de 2013. De acordo com o sindicato, quando o assunto é discutir as demissões, o Santander não se posiciona.

O objetivo do protesto foi combater o assédio moral e as más condições de trabalho no banco que, cada vez mais, demite e deixa funcionários sobrecarregados. As unidades envolvidas na ação foram a do Mercado Modelo, Praça da Inglaterra e Salvador/Centro e foram paralisadas até às 12h. A proposta foi bem aceita por clientes e a adesão dos funcionários foi significativa.

“O banco espanhol surpreende negativamente a cada dia com práticas que afrontam os trabalhadores e o movimento sindical. O protesto mostra a indignação dos funcionários”, atesta o diretor de Comunicação do SBBA, Adelmo Andrade.

Para o diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, José Antônio dos Santos, a falta de respeito é grande até no exame demissional. “É algo meramente burocrático e o médico sequer faz o devido atendimento. É um absurdo porque eles não sabem o real estado de saúde dos bancários, que, muitas vezes, são portadores de doenças ocupacionais, e isto não é registrado”, reclama.

Relatório anual da OIT (Organização Internacional do Trabalho) aponta que surgem mais de 160 milhões de trabalhadores doentes por conta da atividade laboral a cada ano e, mesmo assim, os bancos fecham os olhos para a saúde dos seus funcionários.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro