Netinho anuncia hoje em SP projetos de políticas étnico-raciais

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo realiza nesta segunda-feira (27) o evento D’África-São Paulo, que celebra o Dia da África. A cerimônia também marca a apresentação das políticas étnico-raciais projetadas para a cidade. Estão confirmadas as presenças do prefeito Fernando Haddad, da reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Nilma Lino Gomes, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será homenageado na cerimônia.

A homenagem ao ex-presidente Lula se dará por conta da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial,em julho de 2010, entre outras políticas executadas para a promoção da igualdade racial no país, durante o seu governo.

Durante a celebração, o secretário Netinho de Paula vai anunciar a criação do Grupo de Trabalho "Educação das Relações Etnicorraciais" para elaborar proposta de implementação, acompanhamento e monitoramento da Lei 10.639/2003, que institui o ensino da História da África nas escolas públicas e privadas. O Grupo de Trabalho será composto pelas secretarias de Educação, Cultura, Esporte, Governo, além de Igualdade Racial.

De acordo com Netinho de Paula a comemoração marca um momento muito importante na cidade de São Paulo, pois o prefeito, além de criar a Secretaria de Igualdade Racial, priorizou a área da educação com o reforço ao ensino da historia da África (Lei nº 10639) nas escolas públicas e privadas. O D’África-São Paulo é o pontapé inicial para esta implementação.

Dia da África

O Dia da África foi instituído pela União Africana (antiga Organização da Unidade Africana) ressaltando o momento de sua criação – 25 de Maio de 1963, como forma de celebrar e lembrar o Continente Africano como parte da historia, da memória, e, dos valores civilizatórios mundiais. Esta data reflete o compromisso político dos líderes africanos e destes com instituições internacionais, visando à aceleração do fim da colonização do continente. Nesta perspectiva, nos últimos anos a agenda governamental brasileira se intensificou junto ao Continente Africano reforçando os laços históricos e incrementando a relação econômica, política, social e cultural.

Ainda, ao longo das três últimas décadas, em função da negociação entre o Movimento Negro e a organização de mulheres negras com o Estado brasileiro, foram criados órgãos de promoção da igualdade racial – Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra no Estado de São Paulo (1984), a Coordenadoria dos Assuntos da População Negra no Município de São Paulo (1989); a Fundação Cultural Palmares vinculada ao Ministério da Cultura (1988); e, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República (2003).

Serviço
D’África-São Paulo
Data: segunda, 27
Horário:16h30
Local: Auditório da Prefeitura de São Paulo – Edifício Matarazzo – Viaduto do Chá, 15 – 7º andar – Centro – São Paulo – SP

Informações da Assessoria da Secretaria da Igualdade Racial de São Paulo