Grupos armados na Síria continuam ataques contra o Líbano

Nesta segunda-feira (27) à noite, homens armados assassinaram três soldados libaneses na entrada leste de Arsal, localidade próxima à fronteira com a Síria e onde atuam grupos armados que se estabeleceram no país vizinho, qualificados de “terroristas” pelo governo libanês. “Nada pode mitigar a disposição do Líbano a defender a sua soberania”, assegurou o primeiro-ministro libanês, Najib Miqati, sobre os mais recentes ataques no país, que foi atingido nesta terça-feira (28) por dois foguetes.

“Qualquer ataque contra o Exército não nos impedirá de seguir adiante para a preservação da segurança e a defesa da soberania e independência do Líbano”, afirmou o premiê libanês, que disse também que nesta difícil etapa, o povo está com o Exército.

Leia também:
Sinais dúbios na política internacional sustentam crise na Síria

Durante a sua conversação com o comandante-geral do Exército do Líbano, Jean Qahwaji, Miqati, ademais de condenar a morte dos soldados, ressaltou que o Governo de Beirute e o Conselho Superior de Defesa concederam autoridade ao Exército para adotar as medidas que acredite oportunas para fazer frente aos atentados deste tipo.

O atentado não é o único que afetou o território libanês recentemente. Nesta terça, dois foguetes atingiram a cidade de Hermel, a noroeste, onde o partido islâmico Hezbollah (que defende o direito do governo sírio de defender a sua soberania) tem uma grande base de apoio.

Além disso, no dia anterior, um ataque com um morteiro, perpetrado pelos grupos armados que atuam na Síria, matou uma adolescente no subúrbio de Beirute, capital libanesa. Apesar do compromisso acordado no interior do governo libanês sobre não envolver-se no conflito que assola a Síria há dois anos, a crise no país vizinho tem deixado consequências no Líbano.

Enfrentamentos entre partidários e oponentes do governo do presidente sírio Bashar Al-Assad na cidade de Trípole, no norte do Líbano, também têm deixado inúmeras vítimas. O receio pelo alastramento da violência para um nível regional tem marcado os discursos dos atores políticos regionais, principalmente dos que pedem esforços para uma solução dialogada para o conflito na Síria.

Com HispanTV