Grito da Terra Bahia 2013 reúne trabalhadores rurais em Salvador

Por uma Bahia com sustentabilidade, reforma agrária, fortalecimento da agricultura familiar, políticas para convivência com o semiárido e segurança alimentar. Estes são lemas do Grito da Terra Bahia 2013, que acontece desde a última terça-feira (28/5) até esta quarta (29), em Salvador.

Organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no estado da Bahia (FETAG), uma entidade com 50 anos de luta e história na defesa do homem e da mulher do campo, o evento reúne cerca de 5.000 (cinco mil) trabalhadores rurais e agricultores familiares de todo estado.

O Grito da Terra acontece como uma estratégia de ação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), sob a coordenação da FETAG-BA. O objetivo da mobilização é reivindicar políticas públicas e avanços para o fortalecimento da agricultura familiar, assalariados rurais e assentados da reforma agrária.

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais vão às ruas para reivindicar ao Governo do Estado acesso a terra como o início do processo produtivo, crédito, assistência técnica pública gratuita, continuada e de qualidade, saúde, educação e segurança no campo, habitação rural, regularização fundiária, titulação das terras, dentre outras demandas.

A FETAG-BA espera que de forma coletiva, governo, entidades não governamentais fortaleçam a agricultura familiar e os povos do semiárido possam construir um plano de convivência com a seca que tenha sustentabilidade ambiental, hídrica, social, econômica e cultural de forma a vivermos e convivermos sem fome, sem sede e sem pobreza.

Fonte: Fetag-BA