Aldo Rebelo participa nesta quinta do Congresso da Fifa na África

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, chegou nesta quarta-feira (29) às Ilhas Maurício, na costa leste da África, onde vai participar nos dois próximos dias do 63º Congresso da Fifa. Aldo Rebelo foi recebido no aeroporto de Plaisance pelo ministro da Juventude e do Esporte das Ilhas Maurício, Satyaprakash Ritoo.

Acompanhado pelo secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Toninho Nascimento, pelo chefe das Assessorias do Ministério do Esporte, Luis Antonio Paulino, e pelo chefe da Assessoria Internacional, Carlos Henrique Cardim, Aldo Rebelo anunciou a intenção de assinar, neste sábado, um termo de cooperação esportiva com as Ilhas Maurício.

Ex-zagueiro de futebol, Ritoo se confessou um admirador do Brasil: “No meu país, futebol e Brasil são sinônimos”. O ministro das Ilhas Maurício destacou que vôlei, vôlei de praia, basquete e boxe também são esportes populares na ilha do Oceano Índico, com população de 1,3 milhão de habitantes.

O ministro das Ilhas Maurício lembrou que seu país tem mantido relações esportivas contínuas com o Brasil: “Nossa equipe de kickboxing vai disputar a Copa do Mundo da modalidade no Brasil. E jogamos a primeira rodada do vôlei de praia feminino nas Olimpíadas de Londres contra vocês”, destacou, referindo-se ao jogo em que Juliana e Larissa derrotaram Natacha Rigobert e Nioun Chin Elodie Li Yuk Lo por 2 a 0 (21/5 e 21/10).

O 63º Congresso da Fifa começa nesta quinta-feira (30), às 17 horas (horário local das Ilhas Maurício, sete horas à frente de Brasília). Na pauta, a ampliação do colégio eleitoral das eleições para países candidatos a sede da Copa do Mundo, regras mais rígidas contra a discriminação no esporte e uma maior participação feminina nas decisões da Fifa.

Fonte: Portal do Ministério do Esporte