Flávio Dino discute roteiros de turismo em Imperatriz 

 

Flávio Dino
O presidente da Embratur, Flávio Dino, visitou Imperatriz para dar início ao processo de instalação de roteiros de aviação regional na região sul do Maranhão. Reunido com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sabino Siqueira, Flávio Dino propôs que a cidade de Imperatriz seja pioneira no estado na promoção do debate acerca do desenvolvimento da aviação regional.

Segunda maior cidade do Maranhão, Imperatriz é centro de intensa atividade econômica e possui posição estratégica de interligação do Maranhão com o Pará, Piauí e Tocantins. O município está incluído no Plano Nacional de Aviação do Governo Federal.

“Neste momento, é importante que investidores privados, as instâncias municipais, estadual e federal de poder estejam em sintonia para a avenida de oportunidades que se cria ao estabelecer o Plano Nacional de Aviação Regional. E dar este pontapé é importante para que essas oportunidades se consolidem com o desenvolvimento da região sul do Maranhão,” destacou Flávio Dino.

O Plano Nacional de Aviação Regional, aprovado pelo Senado Federal na última terça-feira, contempla outras 10 cidades do Maranhão. No caso de Imperatriz, a intenção é ampliar o fluxo de turismo de negócios e ecoturismo, que possuem grande potencial. As cidades de Açailândia, Balsas, Carolina e Riachão são exemplos de cidades que serão beneficiadas com o aumento do fluxo aéreo regional.

Flávio Dino propôs que Imperatriz, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realize o primeiro seminário de aviação regional, reunindo cidades vizinhas. A união de esforços do poder público (município, estado e governo federal) e da iniciativa privada tem como objetivo a expansão e a estruturação do desenvolvimento turístico da região.

“É uma oportunidade para investimentos em nossa cidade e melhorias que sem dúvida atingirão toda a população. Imperatriz tem todo o interesse de dar início a este debate e de promover o desenvolvimento da nossa região,” assegurou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sabino Siqueira.

Chapada das Mesas e Hidrelétrica de Estreito

Novas e também tradicionais opções turísticas da região sul do Maranhão poderão ser potencializadas com o investimento no Plano de Aviação Regional. A Chapada das Mesas, berço de uma das paisagens ecológicas mais admiradas do Maranhão (tendo como polo a cidade de Carolina), poderá ser visitada com maior facilidade por turistas vindos de outros estados e países.

Flávio Dino sugeriu ainda que a Hidrelétrica de Estreito faça parte do roteiro turístico do sul maranhense. “Temos exemplos bem-sucedidos como a Hidrelétrica do Iguaçu, que durante anos fez um trabalho consistente de incentivo às visitas à região,” exemplificou Flávio Dino.