Acordo salarial é aprovado por 75% dos jornalistas de rádio e TV

Por 101 votos a 23, os jornalistas empregados em emissoras de rádio e TV do Ceará aprovaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelas empresas, no dia 21 de maio, de 7,57% de correção para o piso salarial e de 7,2% para as demais cláusulas econômicas. Somando os votos “não sei” (07) e em branco (03), o percentual de aprovação chegou a 75,37% dos votantes.

Com a celebração do acordo entre patrões e empregados, o piso salarial dos profissionais de mídia eletrônica sobe de R$ 1.775,61 para R$ 1.910,02, o que significa um ganho real de 1,32% (acima da inflação). O reajuste será retroativo a 1º de janeiro, data-base do segmento.

Foram consultadas as redações das rádios e televisões do Sistema Verdes Mares, Grupo Cidade, Rede TV!, Sistema Jangadeiro, Grupo O Povo, TV União e TV Ceará, totalizando 134 profissionais ouvidos.

No Sistema Verdes Mares, 40 dos 52 jornalistas ouvidos na TV Verdes Mares, Rádio Verdes e TV Diário responderam sim à consulta, sete foram contrários, quatro responderam “não sei” e um votou em branco.

Acordo é aceito por unanimidade na Rede TV!

O Sistema Jangadeiro de Comunicação teve o maior número de profissionais contrários ao acordo. Foram 12 não (35,29%), 19 sim (55,88%), dois “não sei” (5,88%) e um voto em branco (2,94%), somando 34 votantes. Já na Rede TV!, o acordo foi aceito por unanimidade. Dos cinco profissionais votantes, todos foram favoráveis à proposta.

Na TV Cidade, dos 12 consultados, dez foram favoráveis, um contrário e um não soube responder. Na TV O Povo e na Rádio O Povo foram 16 votos sim, um não e um em branco, totalizando 18 trabalhadores ouvidos. Na TV União, dos três votantes, dois foram favoráveis e um contrário. Também houve votação na TV Ceará, emissora pública mantida pelo Governo do Estado. Dos dez profissionais ouvidos, apenas um foi contrário ao acordo.

Solidariedade aos colegas de impresso

“O próximo passo agora é oficializar o resultado da consulta ao sindicato patronal e priorizar a campanha salarial dos profissionais de jornais e revistas, que passa a contar com solidariedade dos jornalistas de mídia eletrônica”, afirma Rafael Mesquita, coordenador da comissão de negociação salarial do Sindjorce.

Ele se refere ao abaixo assinado subscrito pelos profissionais de rádios e TVs em favor da aprovação da proposta de reajuste de 7,5% defendida pelo Ministério do Trabalho para resolver o impasse das negociações salariais dos colegas de impresso. As negociações se arrastam desde o dia 23 de julho do ano passado, data da entrega da pauta de reivindicações do segmento, que teve todos os seus pleitos negados pelos patrões.

“Solidariedade de classe é isso. Uma parte da categoria já resolveu seu problema, agora é hora de ajudar os colegas de jornais e revistas a também fecharem um bom acordo salarial”, resumiu Rafael Mesquita.

Fonte: Sindjorce