Estudantes ocupam sede central da Universidade do Chile 

A Federação dos Estudantes Chilenos (Fech) confirmou esta segunda-feira (3) a ocupação da sede central da Universidade do Chile, em Santaigo, como parte dos protestos pela reforma do sistema educacional do país.

Chile estudantes - El Ciudadano

Um comunicado emitido pela Fech aponta que a ocupação é um ato político de repúdio a permanente precarização do sistema educacional  no país.  

Leia também:
Polícia chilena reprime marcha estudantil em Santiago

“Essa situação continua e é alheia as autoridades e organismos que têm a obrigação de garantir o direito humano à educação, em condições dignas para todos os cidadãos”, indica a organização estudantil.

Por sua vez, os ocupantes, ainda no interior do edifício, asseguraram que acatarão a decisão da plenária da Fech que definirá os próximos passos do protesto. Discutiremos “a permanência desta medida de pressão e resolveremos as próximas ações no processo de mobilização”, comentaram. 

Protestos

Os protestos estudantis no Chile começaram em maio de 2011 e são a manifestação mais direta contra o atual sistema educativo que permite uma ampla participação do setor privado, em consequência do insuficiente papel do Estado, que contribui com apenas 25% do financiamento educacional.

O sistema educativo chileno teve sua origem durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) ao longo da década de 1980 e deu abertura à Lei Orgânica Constitucional de Ensino (LOCE), que deixou o Estado como órgão regulador, delegando grande parte do ensino à iniciativa privada.

Depois da mobilização de 2006, conhecida como a "Revolução dos Pinguins", a LOCE foi substituída em 2009 pela Lei Geral de Educação, mas sem mudanças significativas.

Fonte: Prensa Latina