Termina com êxito Seminário Comunista Internacional na Bélgica

Com a participação de 52 partidos, de 43 países, realizou-se na Bélgica, na cidade de Wavre, a partir da última sexta-feira (31) até o domingo (2) o 22º Seminário Comunista Internacional. Organizado pelo Partido do Trabalho da Bélgica, o evento teve como tema central “Os ataques contra os direitos democráticos e a liberdade no mundo capitalista em crise; estratégias e ações em resposta”. 
 

Do Brasil participaram o PCdoB, representado por José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho e secretário nacional de Comunicação; e o Partido Pátria Livre, cuja delegação foi composta por Nelson Chaves, secretário de Relações Internacionais, e Ana Claudia Campos.

Depois de ricos debates sobre a conjuntura internacional e as diversas situações em cada país, o seminário adotou um documento que recolhe as contribuições de cada partido e apresenta suas conclusões. O documento, extenso e detalhado nas suas abordagens, será publicado em inglês, francês, espanhol, árabe e russo no site oficial do Seminário [www.icseminar.org].  

Partindo de um enfoque teórico, com base nos princípios do marxismo-leninismo, o documento analisa a importância da luta por direitos democráticos e pela liberdade, recorrendo a citações de Marx, Engels e Lênin, demonstrando que esta luta é necessária para revelar às claras a contradição entre os interesses da classe trabalhadora e da burguesia. O texto faz um apanhado histórico das lutas por direitos democráticos e liberdades desde o século 19 e demonstra como a Revolução Socialista na Rússia assegurou esses direitos às massas trabalhadoras.

Uma parte substancial do documento é dedicada à análise sobre a brutal ofensiva que o imperialismo e a burguesia desencadearam contra as massas trabalhadoras e populares no quadro da crise mundial do capitalismo.

Finalmente, o documento propõe ações comuns dos trabalhadores e do povo para resistir e enfrentar essa ofensiva, destacando o papel das ações de massa, da unidade entre as forças democráticas e populares e o reforço dos partidos comunistas.

PCdoB

O representante do Partido Comunista do Brasil, José Reinaldo Carvalho, fez uma abrangente análise da situação internacional, acentuando que os acontecimentos atuais revelam tendências perigosas, resultantes das políticas agressivas das potências imperialistas, que põem em risco a paz mundial, a segurança internacional e violam os direitos dos povos e dos trabalhadores.

O dirigente do PCdoB destacou que a crise do capitalismo é sistêmica, multidimensional e estrutural. E assinalou que estão em curso muitas crises políticas em cuja base está o fracasso das políticas supostamente estabilizadoras dos governos dos países capitalistas, sejam de direita ou sociais-democratas. Nesse quadro, Reinaldo acentuou os ataques que são empreendidos contra os trabalhadores, o crescimento do desemprego, a precarização do trabalho, o empobrecimento das massas trabalhadoras, o aumento das desigualdades.

A intervenção do PCdoB ressalta os ataques às liberdades democráticas e o monopólio da mídia como aspectos a se ter em conta na situação atual.

Finalmente, o texto apresentado pelo dirigente comunista brasileiro passa em revista os principais acontecimentos internacionais, denunciando as políticas de guerra do imperialismo norte-americano e seus aliados da Otan e da União Europeia. Destacou a importância da luta pela paz, o desenvolvimento, a democracia, o progresso social e em defesa dos direitos dos trabalhadores. E apresentou o quadro político da América latina, caracterizado pela obtenção de conquistas democráticas e patrióticas, a partir da eleição de Hugo Chávez na Venezuela em 1998 e de Lula no Brasil, em 20023.

Da redação