UFPE entre as 50 melhores universidades da América Latina

A instituição ficou em 43º lugar no ranking britânico Quacquarelli Symonds e é a única Instituição do Nordeste entre as 50 melhores. A USP é primeiro lugar pelo terceiro ano.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está entre as 50 melhores universidades da América Latina. A instituição ficou em 43º lugar no ranking britânico QS (Quacquarelli Symonds), recém divulgado, com nota 62.80. A Universidade de São Paulo (USP) ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, com média 100.

Das 10 universidades mais bem classificadas do Brasil, oito são públicas. São elas, além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que ficou em terceiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em oitavo, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 11°, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) em 14°, a Universidade Federal do de São Paulo (Unifesp) em 17°, a Universidade de Brasíla (UnB) em 21° e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 29°.

As duas particulares melhores classificadas foram a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, que ficou em 18°, e a de São Paulo, em 28°.

Em toda a América Latina, o Brasil lidera o ranking de 300 universidades com 81 instituições entre as mais bem classificadas. Ao lado da USP há outras brasileiras entre as dez primeiras da região: a Unicamp (3º lugar) e as federais do Rio (8º) e de Minas Gerais (10º). O México é representado por 50 universidades, a Colômbia, por 42, e Argentina e Chile têm 30 universidades listadas cada.

Este é o terceiro ano que o grupo realiza levantamento específico para as instituições de ensino superior latino-americanas. O grupo britânico também realiza listagens de universidades em todo o mundo. No ranking mundial este ano foram observadas pequenas mudanças entre as 10 melhores universidades, com a Universidad de Los Andes (Colômbia) superando a Universidad Nacional Autónoma (México) e a Universidad de Chile, ocupando o quarto lugar.

A Universidad Nacional de Colombia (Colômbia), que ficou em nono lugar, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em décimo lugar, também melhoraram suas posições em relação a listagem do ano passado, deslocando a Universidad de Concepción (Chile) e a Universidad de Santiago (Chile), que ficam respectivamente, em 15° e 13°.

Com Diário de Pernambuco
Foto: Blog Tela Jovem