Viúva de Luiz Carlos Prestes lança livro em Fortaleza

A Fundação Maurício Grabois em parceria com a Editora Anita Garibaldi, a Comissão Especial de Anistia Vanda Sidou, a Associação 64/68 Anistia, o Comitê Estadual da Verdade e o grupo Os Aparecidos Políticos, realiza na próxima quinta-feira (06/06), o lançamento do livro “Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”, de Maria Prestes, viúva do “Cavaleiro da Esperança”. O evento acontecerá no auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará, a partir das 19h.

Maria Prestes, que por mais de 40 anos viveu ao lado de Luiz Carlos Prestes, um dos líderes da política comunista no Brasil, estará nesta semana no Ceará para participar de uma agenda de atividades. Dentre elas, em Fortaleza, o lançamento do livro que relata sua convivência com o líder histórico dos comunistas brasileiros.

Na sexta-feira (07), a comunista participa, também em Fortaleza, de atividades em parceria com a Comissão Especial de Anistia Vanda Sidou e a Associação 64/68 Anistia. Já no sábado, Maria visita Crateús, única cidade do interior do Nordeste a ter uma obra arquiteto Oscar Niemeyer. O monumento é uma homenagem à Coluna Prestes e foi inaugurado em 2005.

O lançamento do livro de Maria Prestes dá prosseguimento a uma série de eventos com o intuito de apresentar a vida de grandes líderes comunistas. Benedito Bizerril, membro da Fundação Maurício Grabois no Ceará, destaca a importância desta iniciativa. “Os títulos que estamos promovendo contam a trajetória de lideranças expressivas do movimento político do país, notadamente de dirigentes comunistas que participaram ativamente da história recente do Brasil. Luiz Carlos Prestes é mais um destes personagens que marcou a nossa história, um homem de liderança revolucionária destacada”, ratificou.

Outros lançamentos

Além do livro de Maria Prestes que conta os 40 anos em que viveu ao lado do “Cavaleiro da Esperança”, Benedito Bizerril destaca os outros títulos lançados pela Fundação Maurício Grabois, dentre eles as biografias de João Amazonas, Maurício Grabois e ainda um livro sobre os 90 anos de atuação do Partido Comunista do Brasil.

Sobre o livro

Ao longo das páginas, Maria Prestes revela detalhes de um período tenebroso da história do Brasil — com documentos, inclusive. Ela nos apresenta a vida de uma família marcada pela luta ideológica, pela clandestinidade, pelo exílio e pela força de sobreviver a tudo isso. A publicação apresenta ainda o registro sobre Luiz Carlos Prestes, revelações inéditas sobre sua vida política, relatos de perseguições sofridas pelo casal, fugas e mais detalhes de seu percurso por diversos países.

Serviço

Lançamento de “Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”, de Maria Prestes

Data: quinta-feira (06/06)
Hora: a partir das 19h
Local: Auditório Murilo Aguiar (Assembleia Legislativa do Ceará)

De Fortaleza,
Carolina Campos