Presidente chinês visita o México em série pela América Latina

O presidente da China Xi Jinping terá uma reunião nesta quarta-feira (5), em seu segundo dia de visita ao México, com empresários chineses e mexicanos, logo após a assinatura, nesta terça-feira (4), de importantes acordos de cooperação entre as nações. O mandatário do país asiático também será recebido no Senado da República, onde dará um discurso aos legisladores.

Ainda nesta quarta-feira, o chefe de governo do Distrito Federal mexicano, Miguel Ángel Mancera, entregará a chave da cidade a Xi, o que o classifica de “hóspede distinto”. O presidente chinês também viajará a Mérida, estado de Yucatán, para realizar uma visita, a pedido pessoal, à zona arqueológica de Chichén-Itzá, ao sul do estado.

A zona escolhida pelo presidente chinês tem vestígios antológicos da civilização maia, declarada pela Unesco patrimônio da humanidade desde 1988 e registrada na lista das sete novas maravilhas do mundo moderno.

Nesta terça, o México e a China decidiram elevar ao nível rango de Associação Estratégica Integral as relações entre ambas as nações, e tanto os mandatários como os titulares de várias disciplinas firmaram acordos de negociações de largos prazos e alcances.

México é a terceira escala da série de visitas na América Latina e caribenha do mandatário chinês, que começou na sexta-feira (31/5) em Trinidade e Tobago.

Segundo a agenda, Xi Jinping terá reuniões com o presidente presidente estadunidense Barack Obama na Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, a partir desta sexta-feira (7).

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho