Visita expressa interesse em fomentar relações Brasil e Espanha 

A vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), recebeu, nesta terça-feira (4), visita de delegação da Comissão de Assuntos Exteriores do Congresso dos Deputados da Espanha. Os principais itens da pauta do diálogo trazida pelos espanhóis foram o apoio mútuo de Espanha e Brasil na disputa por assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU e a facilitação da vinda de médicos e outros profissionais qualificados da Espanha para o Brasil.

Visita expressa interesse em fomentar relações Brasil e Espanha - agência câmara

O presidente da Comissão de Assuntos Exteriores do Congresso dos Deputados da Espanha, deputado Josep Antoni Duran i Lleida (UDC – União Democrática de Catalunha) lembrou que o Brasil, para explorar todas suas potencialidades, necessita de pessoal qualificado, o que a Espanha dispõe, em razão do desemprego naquele país.

O deputado afirmou ainda que muitos profissionais espanhóis estão aptos e interessados em contribuir para o desenvolvimento do Brasil na medida em que nosso país necessitar.

A deputada Perpétua Almeida, que é relatora da mensagem que estabelece novo Estatuto do Estrangeiro, informou que o novo marco jurídico a ser criado pode definir as condições de imigração de trabalhadores, mas que há resistências dos sindicatos ao ingresso de profissionais estrangeiros no país.

A possibilidade de assinatura de um protocolo de amizade entre Brasil e Espanha, em termos que promovam uma participação ativa dos parlamentos também foi colocada em discussão. O deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ressaltou a importância da diplomacia parlamentar, que pode agilizar o processo de cooperação. Azeredo lembrou que a Espanha é o segundo maior investidor no Brasil.

A comitiva espanhola, que também participou de audiência com o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), estava composta ainda pelos deputado Guillermo Mariscal Anaya, líder do PP (Partido Popular); Francisco González Cabaña, líder do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol); Joan Josep Nuet i Pujals, líder do EUiA (Esquerda Unida e Alternativa); e o Sr. Ignacio Gutierrez Cassillas, advogado.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida