Esquerda internacional em Nova York apoia os Cinco Cubanos

Políticos, acadêmicos, artistas e ativistas sociais dos cinco continentes encontram-se nesta sexta-feira (7) até o domingo (9) para a celebração anual do denominado Left Forum (Foro da Esquerda), na cidade de Nova York, Estados Unidos. A conferência internacional abordará aspectos referentes à “mobilização para a transformação ecológica-econômica” como um dos problemas mais urgentes do nosso tempo, segundo a convocatória do evento, para o qual está prevista a participação de milhares de pessoas.

A reunião, que acontecerá na Universidade Pace de Nova York, contará com a participação do vice-presidente da Bolívia, Álvaro García, que é considerado um dos “principais intelectuais marxistas da América Latina”, segundo a publicação New Left Review.

García apresentará neste sábado o seu livro “Forma Valor, Forma Comunidade”, e estará em vários painéis, entre eles o da sessão plenária de encerramento, que compartirá com o professor de sociologia da Universidade de Oregon John Bellamy Foster, e o cientista político Tadzio Müller.

Também está previsto um painel sobre o caso dos cinco antiterroristas cubanos presos e condenados a longas penas de prisão em cárceres federais estadunidenses, informou um comunicado do Comitê Nacional para a libertação desses lutadores, difundido em 28 de maio.

Segundo o grupo solidário, o convite estendeu-se na cidade nova-iorquina a todos os simpatizantes de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, António Guerrero, Fernando González e René González, conhecidos a nível mundial como os Cinco.

O prestigioso advogado Martin Garbus, integrante da equipe legal; Stephen Kimber, professor da Universidade Kings College; Peter Roman, professor na Hostos Community College; Keith Bolender, professor na Universidade de Toronto, e Gloria La Riva, coordenadora do mencionado Comitê, figuram entre os oradores.

Junto ao pedido pela devolução ao seu país de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González, ainda presos, também será ressaltada a política hostil de bloqueio que por mais de meio século mantiveram sucessivas administrações norte-americana contra a ilha caribenha.

O caso dos Cinco é um "predominante exemplo da intransigência dos Estados Unidos", enfatizou o Comité em seu comunicado.

La Riva disse em uma recente entrevista com a Prensa Latina que com a presença de René González em Cuba, o movimento de solidariedade deve incrementar-se ainda mais nos Estados Unidos para lograr o retorno definitivo dos Cinco à sua pátria.

Left Forum é um encontro anual que nasceu há sete anos, onde debatem intelectuais de esquerda, ativistas e acadêmicos do mundo. Em sua versão deste ano, anuncia 350 painéis de trabalho, inclusive com a participação do linguista crítico Noam Chomsky e do diretor de cinema Oliver Stone. Em 2012, o foro acolheu mais de 4.500 participantes, 1.300 oradores e 200 painéis.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho