CTB-RJ inicia seu primeiro congresso estadual

 Teve início na sexta-feira (7), o primeiro congresso estadual da CTB do Rio de Janeiro. Trabalhadores de diversas categorias se reuniram na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio para participar do ato político de abertura do congresso.

ctb rj congresso

O presidente do Sindimetal-Rio, Alex Santos, disse que era com orgulho que a entidade, que recentemente completou 96 anos, recebia o congresso da Central, que apesar de nova já acumula significativa experiência de luta.

O ato inicial do congresso homenageou o presidente da Venezuela, Hugo Chavez. O presidente da CTB-RJ, Maurício Ramos, destacou a trajetória do comandante venezuelano na sua luta pela melhoria do seu povo e pela integração latino-americana. Segundo Maurício, Chavez foi um batalhador em prol do socialismo e essa bandeira deve continuar sendo erguida pelos trabalhadores.

O cônsul da Venezuela, Gonzalez, agradeceu a homenagem e falou da importância da união dos trabalhadores. Representando a Marcha Patriótica da Colômbia, Sérgio, também abordou a necessidade da união dos sindicalistas.

A secretária estadual de Trabalho e Renda, Claise Maria, representando o governador do Rio de Janeiro, abordou as ações em prol do trabalhador realizadas por sua pasta.
A abertura contou também com discurso de diversas representações políticas. Prestigiaram o ato os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB) e Glauber Braga (PSB), os deputados estaduais Enfermeira Rejane (PCdoB) e Paulo Ramos (PDT) e o secretário municipal de Belford Roxo, Edmilson Valentim.

Também participaram da abertura do congresso dirigentes nacionais da CTB, a CUT, UGT, Força Sindical e o Conlutas, além da Unegro e UBM.

O primeiro congresso da CTB-RJ continuou neste sábado (8) e será encerrado no domingo (9), quando será eleita uma nova direção da Central.