Fetaesc entrega pauta do Grito da Terra ao governador de SC

Na próxima quarta-feira (12) a Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Santa Catatina (Fetaesc) entrega nas mãos do governador do estado, Raimundo Colombo, a pauta do Grito da Terra 2013. Nela, a entidade que representa mais de 180 mil famílias de agricultores rurais catarinenses elencou as prioridades para o trabalhador do campo em Santa Catarina.

Assim como em outros anos, a pauta, que em 2013 completa 19 anos, serve como uma ferramenta para a entidade basear suas ações e cobrar dos governantes as políticas públicas para o meio rural.

Neste ano, quando a entidade completa 45 anos de lutas, vários são os pontos levantados, com destaque para a revisão dos incentivos à agroindústria de pequeno porte, a permissão por parte dos associados e das próprias cooperativas de aderir ao simples, forma de tributação menos burocrática e mais ágil, construção de armazéns comunitários para armazenamento da produção de grãos, com gerencia dos agricultores e apoio técnico através dos órgãos competentes, além de muitas outras questões de interesse do produtor rural.

Além disso, um ponto considerado como urgente pelo presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, é a posição do governo do estado perante verticalização casada. “Nosso agricultor não pode mais ficar refém de algumas empresas, onde depois de todo o trabalho e risco ele está sendo coagido a vender sua produção, sem muitas vezes ter a renda merecida. Queremos saber do governador qual é a posição do governo catarinense sobre esse assunto, bem como dos outros pontos da pauta”, explicou o dirigente.

Fonte: Fetaesc