Síria: Governo tem apoio popular para recuperar a 2ª maior cidade

Uma ampla ofensiva militar é lançada nesta segunda-feira (10) pelas forças oficiais do governo da Síria, para recuperar o controle de Alepo, a segunda maior cidade do país, dias depois de reconquistarem a estratégica localidade de Al-Qusair, perto da fronteira com o Líbano. A operação é chamada de "Tempestade do Norte", e conta com o apoio popular em busca do restabelecimento da segurança e da estabilidade na Síria, contra a atuação de grupos armados apoiados desde o exterior.

Síria, Al-Qusair - Al-Manar

Nesta jornada, os soldados sírios retomaram o controle da cidade de Shuihneh, na província de Alepo, onde foram registradas várias baixas nas fileiras dos combatentes do grupo islamita Frente al Nusra, ligado à rede Al-Qaeda, informou a fonte.

O exército também lançou vários "ataques qualitativos" contra as fortificações dos rebeldes nas zonas de Herietan, Mineg, Qabtan, Al Jabal, Babis, Kafrat Hamra e Atareb, onde, segundo a fonte, avanços importantes foram conquistados para retomar o controle total de Aleppo e sua periferia.

A fonte acrescentou que a operação "Tempestade do Norte" continuará até que Aleppo fique livre dos "terroristas". "Nada vai nos parar", afirmou. As autoridades iniciaram a ofensiva após recuperarem, na quarta-feira (5), o controle de Al-Qusair, com o apoio de combatentes do partido libanês e movimento de resistência islâmica, o Hezbolá.

Apoio ao governo

Segundo a agência de notícias Syria News, o apoio popular ao governo de Assad é significativo, tendo um conta um estudo realizado pela própria Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Otan), patrocinadora da ingerência militar pelo mundo: 70% dos sírios apoiam o presidente, sobretudo a partir da revolta causada pela intervenção estrangeira.

Os "esquadrões da morte apoiados pelo Ocidente são responsáveis por assassinatos massivos e destruição. Estão comprometidos com atrocidades devastadoras. Os sírios os querem fora e derrotados. Querem a sua soberania respeitada. Querem a paz e a estabilidade restauradas", afirma a agência síria.

Segundo analistas sírios, a vitória em Al-Qusair significou um sopro de confiança para o exército em sua luta contra os grupos armados, em grande parte constituídos por mercenários estrangeiros, em outras partes do país.

Na sexta-feira (7), o Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que o governo estava enviando milhares de soldados para Aleppo, para recuperar zonas tomadas pelos rebeldes e cortar o abastecimento de armas para os grupos através da vizinha Turquia.

Os meios de comunicação oficiais mostraram nesta segunda imagens de cidadãos de Al-Qusair com retratos do presidente Bashar al-Assad, comemorando o triunfo do governo.

Com agências,
da redação do Vermelho