Rio promove seminário sobre conservação de acervos fotográficos

Nesta quarta-feira (12), a partir das 14h, a especialista Sandra Baruki fala sobre a conservação preventiva de acervos fotográficos no Brasil, em palestra na Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz.

Conceitos, questões, técnicas relevantes, avanços e desafios serão temas abordados no encontro, incluindo sua trajetória desde a década de 1980, com a criação do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte (CCPF).
Promovida pelo Curso de Pós-graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da COC, a palestra é na Oficina-Escola de Manguinhos, no campus da Fiocruz – Av. Brasil, 4.365, Manguinhos.

Coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte desde 2002, Sandra Baruki tem mestrado em conservação pelo Camberwell College of Arts (Instituto de Londres), na Inglaterra, graduação em Arquitetura pela UFRJ e em Cinema pela UFF.

Na Funarte desde 1986, quando passou a integrar a equipe do CCPF, Sandra Baruki participou de importantes projetos nacionais para conservação de acervos fotográficos em instituições públicas e privadas, e ministrou treinamentos, cursos e oficinas no Brasil e outros países da América Latina, como professora convidada pelo Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração de Bens Culturais (ICCROM), na Itália. O ICCROM é uma organização intergovernamental dedicada à conservação do patrimônio cultural, com a finalidade de servir a comunidade internacional representada por seus 132 Estados-Membros.

Sandra também é autora e editora de textos técnicos sobre conservação fotográfica e membro da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (Abracor) e do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Serviço

Seminário Especial: Conservação preventiva de acervos fotográficos
Data: 12 de junho
Hora: 14h
Local: Oficina-Escola de Manguinhos – Campus Fiocruz Manguinhos – Av. Brasil, 4.365, Manguinhos – Rio de Janeiro (perto da passarela 6).