Senado aprova Dia Nacional da Doação do Cordão Umbilical

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado confirmou a aprovação, com votação em turno suplementar, nesta terça-feira (11), do projeto de lei do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que institui o Dia Nacional da Doação de Cordão Umbilical, a ser celebrado anualmente no dia 8 de outubro. A proposta tem como objetivo estimular a doação de cordões umbilicais, uma alternativa para complementar o baixo número de transplantes de medula óssea no país.

Ao justificar o projeto, Inácio Arruda argumentou que cerca de 2.500 pessoas ao ano precisam de transplante de medula óssea. Deste contingente, 1.400 não encontram doador com laços de parentesco e compatibilidade genética.

O autor observou que o uso do sangue do cordão umbilical, rico em células-tronco, pode substituir a medula óssea, o que aumenta a disponibilidade de doadores e reduz o custo do transplante.

A princípio, o projeto instituía a Semana Nacional da Doação de Cordão Umbilical. Após consulta ao Ministério da Saúde, o relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), se convenceu de que dedicar apenas um dia à causa seria uma estratégia mais eficiente de mobilização, apresentando, assim, texto substitutivo.

A matéria segue agora para exame da Câmara dos Deputados.

Da Redação em Brasília