Marco Albertim: '40 anos ao lado de Prestes'

Maria Prestes, viúva de Luiz Carlos Prestes, visitou o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira. Em companhia de Luiz Carlos Prestes Filho, presenteou Siqueira com a terceira edição de seu livro – Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes. Ela está de passagem pelo Recife, onde promove o lançamento de suas memórias junto com o "Velho." Em seguida vai a Fortaleza e João Pessoa. Agradeceu o apoio que vem recebendo do PCdoB e sua editora, a Anita Garibaldi.

Junto com o livro, há o catálogo – Memorial Coluna Prestes. O catálogo tem o apoio do Governo do Estado do Tocantins. Destaca que a Coluna Prestes, no Tocantins, "no coração do Brasil, ela foi sagrada como uma das maiores façanhas do povo brasileiro." Há depoimentos de Oscar Niemeyer, de José Wilson Siqueira Campos, Governador de Tocantins; bem como de Lourenço Moreira Lima, então secretário do Comando da Coluna.. Há o trajeto dos 25 mil quilômetros percorridos pela Coluna, e ilustrações com fotos de sua organização militar.

Maria Prestes é pernambucana de Pesqueira. Conheceu Prestes em 1952, no "aparelho" onde teve que cuidar da segurança do comunista. Conta sem afetação nas palavras: "Queriam arrancar de mim conhecimentos das obras de Marx, Engels, Lênin, achavam um absurdo eu não ler no original Pablo Neruda e Romain Rollans", referindo-se a sua imperícia cultural à época. Quanto à "surpreendente" descoberta de que Prestes tinha uma mulher, houve quem disse: "Ele tem uma mulher! Ele tem uma mulher! E filhos!" Concebia-se a ideia de que todo grande dirigente teria que ocupar as 24 horas do dia, no esforço de elaboração teórica.

O ultimo filho, Yuri Prestes, nasceu às 23h de 7 de julho de 1964. Na Maternidade Condessa Filomena Matarazzo, São Paulo. Jornalistas e policiais na porta. O recado secreto do pai chegou num enorme buquê de rosas vermelhas, dando conta do contentamento pessoal. A polícia saqueia a casa do casal em São Paulo. Livros, móveis são jogados para o caminhão abaixo. O casaco de pele ganho na URSS é fotografado. A imprensa de direita afirma que é o modo como os comunistas tratam suas mulheres.

O "Velho", conforme Altamira – nome de batismo (Mira) – argumentou com Kruchov sobre a "necessidade de manutenção da via pacífica da revolução brasileira." Ante a possibilidade de intervenção da direita, ajuntara ele: "Se erguerem a cabeça, nós a cortaremos." Guerrilheiro experimentado, subestimara o cunho épico da incursão dos cubanos em Sierra Maestra: "Sim, eles realizaram a primeira revolução socialista em nosso continente, mas Cuba não é o Brasil e vice-versa."

Luiz Carlos Prestes Filho é economista voltado para experiências da economia de cultura. Seu propósito é organizar um seminário por ocasião dos noventa anos do trânsito da Coluna Prestes em Pernambuco. Bem como criar um circuito cultural no trecho do sertão percorrido pela Coluna. O vereador Almir Fernando, do PCdoB, pronunciou discurso na tribuna da Câmara, referindo-se ao longo período de convivência do casal revolucionário. Nesta quinta-feira, Maria Prestes e Luiz Carlos Prestes Filho almoçam com o governador Eduardo Campos.

*Colunista do Portal Vermelho. Menção honrosa dos Prêmios Literários da Cidade do Recife, com o livro Um presente para o papa e outros contos. Integra as antologias de contos Recife conta o Natal e Panorâmica do conto em PE.