MP que cria linha de financiamento Minha Casa Melhor é publicada

O Diário Oficial da União publica nesta quinta(13) a Medida Provisória 260 que dispõe sobre o financiamento de móveis e eletrodomésticos a beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida. A iniciativa foi anunciada na quarta-feira (12) pela presidenta Dilma Rousseff em solenidade no Palácio do Planalto.

A linha de crédito especial terá R$ 18,7 bilhões para a aquisição de móveis e eletrodomésticos por beneficiários do programa. As famílias poderão financiar até R$ 5 mil, com taxa de juros de 5% ao ano e prazo de até 48 meses para pagar. O financiamento foi chamado Minha Casa Melhor.

Ao discursar nesta quarta (12), a presidenta disse que, além de mudar a vida das pessoas, a linha de crédito contribui para a criação de empregos e a construção civil, que é um setor estratégico em todos os países do mundo, quando se trata de crescimento sustentável.

"Muitos vão dizer que é desperdício fazer o Minha Casa Melhor, mas ele é preciso naquilo que se dispõe a fazer: garantir acesso aos bens modernos, que não gastam tanta energia”, disse. “É fundamental que essa parcela da população tenha acesso ao crédito", completou.

Ela lembrou que desde o início do governo, dos cerca de 4 milhões de empregos criados com carteira assinada, 500 mil foram no setor de construção civil.

Haverá desconto de 5% na nota fiscal sobre os preços à vista. As prestações poderão ser pagas por meio de boleto bancário ou débito em conta. A expectativa do governo é que o financiamento beneficie 3,7 milhões de famílias.

Fonte: Agência Brasil