Parlamentares reiteram apoio ao processo de paz na Colômbia 

Mais de 100 parlamentares da América Latina, Europa e Canadá assinaram um documento de respaldo ao processo de paz na Colômbia, no qual expressam seu desejo de somar ao diálogo a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN).

No texto, difundido nesta quinta-feira (13) no site do Partido Comunista Colombiano, deputados da Guatemala, Equador, Espanha, Venezuela, Portugal, França, Alemanha e Canadá, entre outros, brindaram seu apoio às iniciativas cidadãs e institucionais que se realizam no país para alcançar o fim do conflito armado. 

No documento, rubricado por integrantes do Parlamento Centro-americano (Parlacen) e pelo Parlamento Andino (Parlatino) e pelo Parlamento do Mercosul (Parlasul), os políticos pedem para começar  uma mesa de conversa com o ELN.

Deputados como o uruguaio José Bayardi, o venezuelano Rodrigo Cabezas e a equatoriana María Alejandra Vicuña, ressaltaram os avanços no primeiro ponto do diálogo das Farc e do governo dedicado ao desenvolvimento agrário integral.

“Consideramos que os acordos entre as partes devem permitir o fim definitivo do conflito armado, o cessar de todas as violências ligadas a isso, propiciando que a Colômbia viva a política sem as armas”.

Os parlamentares, entre eles a canadense Paulina Ayala e o alemão Jurgen Klute, destacaram a contribuição do Movimento Social pela Paz que "durante mais de três décadas manteve sua aposta pela solução política do conflito colombiano”, destacam.

“Estaremos atentos para o desenvolvimento e contribuições de todas as iniciativas dos diferentes setores sociais, convencidos de que colaborarão com valiosas propostas para enriquecer o Fórum de Parlamentares pela Paz que será realizado em Bogotá nos próximos meses”, indica o documento.

Fonte: Prensa Latina 

Acompanhe no Vermelho o especial sobre os Diálogos de Paz