Manifestantes serão recebidos hoje pela presidência

O Distrito Federal vivenciou duas manifestações nos últimos três dias e, até agora, para a polícia, não há relação entre elas.

Apesar de o objetivo ser o mesmo — chamar a atenção para os gastos com as copas das Confederações e do Mundo — a primeira, ocorrida na última sexta-feira, teve a participação de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST) e é investigada.

No protesto de sábado, mesmo dia do jogo de abertura do evento teste para o Mundial de 2014, dois grupos, um de apoio ao movimento de São Paulo e o outro intitulado Copa pra quem?, se juntaram em frente ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Eles serão recebidos hoje, às 9h30, pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

No ato do últim o sábado, 34 pessoas ficaram feridas, entre elas quatro policiais, e 29 foram levadas para delegacias após confronto entre os dois grupos e a Polícia Militar. Uma das manifestantes, a estudante universitária Isadora Cristina Ribeiro de Almeida, 18 anos, levou nove pontos na cabeça depois de ser atingida por uma bala de borracha disparada por um dos PMs (veja Depoimento). Os militares lançaram gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral. O comando da PM nega que a ação tenha sido violenta e alega que os militares responderam a uma possível tentativa de invasão ao estádio.

Na 5ª Delegacia de Polícia (área central), os detidos assinaram termo circunstanciado e foram liberados. Eles responderão por delitos como desacato, desobediência e tumulto. “Não há uma investigação voltada para esse manifesto (de sábado) porque foram ocorrências isoladas”, afirma Jorge Xavier, diretor-geral da Polícia Civil do DF. Ele trata a ação como “espontânea”.

Diferentemente do que teria ocorrido no protesto de sexta-feira, quando 250 pessoas, a maioria do MTST, atearam fogo a pneus em frente ao Estádio Nacional. “Nesse caso, foi uma ação organizada em que muitas pessoas receberam dinheiro para estar lá. Queremos saber quem eram as pessoas que davam as ordens”, explica o diretor.

Polícia evita confronto entre torcedores e manifestantes

As forças de Segurança do DF conseguiram evitar o confronto entre torcedores e manifestantes e a abertura da Copa das Confederações terminou sem nenhuma ocorrência grave nas imediações do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, segundo balanço divulgado nesta noite pela Secretaria de Segurança Pública.

"Os policiais militares tiveram de impedir torcedores de agredirem manifestantes, um indício do tamanho do descontentamento da população com os atos", disse o Secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar.

De acordo com o secretário, 19 pessoas foram detidas e 10 menores de idade foram apreendidos em razão dos atos de manifestação realizados em frente ao estádio.

O comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Coronel Jooziel de Melo Freire, explicou que as manifestações começaram pacíficas, por volta de 9.00: "nós viemos caminhando com eles até que uma minoria decidiu enfrentar a tropa para entrar no Mané Garrincha", disse.

Segundo a PM, não houve excessos e o uso de bombas de gás e balas de borracha foi necessário após o início de uma manifestação criminosa -com dano ao patrimônio e à integridade física dos policiais- por um grupo de 200 pessoas.

A polícia chegou aos líderes da manifestação deste sábado, e identificou que alguns manifestantes participaram, ontem, da queima de pneus no Eixo Monumental.

ATENDIMENTOS –

O Samu atendeu 39 pessoas nos arredores da arena, sendo que três atendimentos foram por ferimentos de raspão causados por balas de borracha –dentro do estádio foram cinco ocorrências médicas, a maioria provocada pelo calor.

O Detran informou que 31 veículos foram rebocados por estacionamento irregular, 40 motoristas foram notificados pelo mesmo motivo, um motorista foi pego embriagado, mas não houve registros de acidentes graves nem problemas no trânsito.

Na avaliação do secretário de Segurança, Sandro Avelar, o plano de segurança atendeu as expectativas.

"A população no estádio se levantou para aplaudir", disse ao citar o momento em que a organização do evento agradeceu nos alto-falantes do Mané Garrincha a atuação da força de Segurança.

O secretário afirmou ainda que duas pessoas foram presas por cortar fios de semáforos da W3 na última madrugada, e afirmou que o objetivo dos acusados era causar um caos no trânsito da capital para prejudicar o evento.