Vitória do Brasil foi comemorada por multidão na Esplanada

A estreia do Brasil na Copa das Confederações, com vitória por 3 x 0 contra o Japão, no Mané Garrincha, foi comemorada por 300 mil pessoas na festa “Brasília Joga Junto”, na Esplanada dos Ministérios.

"Gastamos pouco mais de R$3 milhões nessa festa, mas não tem preço. Vendemos a imagem de Brasília para mais de um bilhão de telespectadores no mundo, isso traz retorno para a cidade", destacou o governador Agnelo Queiroz, que curtiu a festa do camarote.

O clima familiar e pacífico da comemoração na Esplanada se refletiu nos números de ocorrências registradas pela Polícia Militar: apenas um furto, um roubo e um desacato até as 21.00.

Com a filha de apenas 7 meses no colo e acompanhada do marido, a servidora pública Paula da Silva Montes vibrou com os gols de Neymar, Paulinho e Jô e depois ainda ficou para ver os shows.

"Tudo muito tranquilo, viemos do estacionamento caminhando sem dificuldades. Um ambiente muito familiar", avaliou.

Após a transmissão da partida em nove telões espalhados pelo gramado, os shows foram retomados com apresentação do grupo de pagode Revelação e da banda baiana de axé Asa de Águia.

Antes do jogo, o cantor sertanejo Gusttavo Lima e artistas locais se apresentaram no palco montado próximo ao Congresso Nacional.

"Tocar em Brasília, na abertura da Copa (das Confederações), após uma vitória do Brasil, foi inesquecível", elogiou o vocalista do Grupo Revelação, Xande, que tinha uma agenda corrida com duas outras apresentações em São Paulo, mas abriu espaço para vir cantar em Brasília hoje.

O governador Agnelo Queiroz elogiou o comportamento dos brasilienses e disse que a segurança soube atuar quando precisou, se referindo à manifestação antes da partida, considerada, por ele "um protesto sem causa, sem bandeira".

"Até mesmo a manifestação (antes do jogo) compôs o quadro pra mostrar tolerância, preparo e democracia. Tudo que podia foi feito. Todo lugar que tem grande evento também tem certo público que tenta diminuir e prejudicar a cidade e o país, aqui não seria diferente", disse.

SAÚDE-

Balanço da Secretaria de Saúde mostrou que 70 pessoas precisaram de atendimento médico na área central da capital federal até as 21.30 – 36 delas durante a festa na Esplanada- e 12 foram levadas a aos hospitais de Base (HBB), Universitário de Brasília (HUB) e da Asa Norte (Hran).

O show do cantor sertanejo Gusttavo Lima aqueceu os brasilienses que foram acompanhar na Esplanada dos Ministérios a transmissão do jogo de abertura da Copa das Confederações, realizado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

"Queria muito ter ido ao jogo, mas achei sensacional a iniciativa de promover essa festa na Esplanada para quem não conseguiu ingresso. Estou muito orgulhoso de morar em Brasília e presenciar esse momento", disse a estudante Raianny Ribeiro, 21 anos.

Ela foi à celebração no centro da capital acompanhada do marido, Carlos Ribeiro, 31 anos, que também aprovou o evento: "acredito que um estádio deste tamanho atrairá grandes atividades culturais, o que é muito bom para a cidade", complementou Carlos.

O público mostrou animação, apesar do sol quente, e aguardou com ansiedade o início da partida, ao som de sucessos como Gatinha Assanhada e Balada.

No gramado da Esplanada, os torcedores sentaram para assistir ao jogo e, aos 3 minutos do 1º tempo, veio a recompensa pela espera: o gol de Neymar. Aos 2 minutos do 2º tempo, Paulinho aumentou o placar.

Os atores Cris Vianna e Ricardo Pereira foram os mestres de cerimônia da festa Brasília Joga Junto e convidaram o público a permanecer na festa até o fim para os shows de Revelação e Asa de Águia.

"Eu pretendo ficar até o final e aproveitar os shows. Até agora foi tudo muito tranquilo e achei o evento bem organizado", contou a analista de sistemas Caroline Silva Costa, 34 anos, que estava com a família.

George Oliveira, marido de Caroline, acredita que sediar a abertura da Copa trará grandes benefícios para a cidade e para o país.

"Nós vamos ´bombar´ em todo o mundo e certeza que vai atrair muitos turistas", adiantou.

Até o fim o intervalo do jogo, não foi registrada nenhuma ocorrência grave e o policiamento ostensivo foi determinante para o sucesso da primeira parte da festa, segundo a estudante Ana Carla Peixoto.

"Vi muitos policiais na rua e isso nos dá tranquilidade para ficar na Esplanada e curtir as apresentações," completou.