Filme que narra saga de ex-presos políticos é lançado em Brasília

Na tarde desta terça-feira (18), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove em Brasília (DF) a apresentação do filme A Mesa Vermelha, que narra por meio dos depoimentos de 23 ex-presos políticos as torturas praticadas por agentes da ditadura militar no início da década de 1970.

A exibição da película acontece no auditório da TV Câmara, a partir das 16 horas, e será antecedida de debate com a participação de Paulo Abrão, presidente da Comissão Nacional de Anistia; deputada Jandira Feghalli (PCdoB-RJ); e da cineasta Tuca Siqueira, diretora do filme.

No filme, os protagonistas compartilham a experiência do cárcere na Casa de Detenção (atual Casa da Cultura) e na Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, Litoral Norte do estado. Entre eles, estão: Alberto Diniz; Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife; Alanir Cardoso, presidente do Comitê Estadual do PCdoB; e Carlos Alberto Soares, que chegou a ser condenado à morte duas vezes.

O evento atende a requerimento da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), presidenta da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura. “Esperamos, com esta iniciativa, colaborar para que todos conheçam um passado que temos em comum e que os olhares históricos até hoje reprimidos adquiram espaço junto ao público” justificou a deputada.

A ideia dos produtores do filme é lançá-lo nos estados de origem de cada um dos protagonistas.

Audicéa Rodrigues,
do Recife