Governo quer manter diálogo para entender anseios, diz Carvalho

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse nesta segunda-feira (17) que o governo federal quer manter diálogo com os movimentos para entender “anseios importantes” que têm levado milhares de brasileiros às ruas de todo o país.

“O governo está preocupado com as manifestações, está buscando entendimento e, sobretudo, interessado em abrir o diálogo direto com as manifestações, entendendo o novo significado delas, que são de natureza diferente daquelas com as quais estávamos acostumados a lidar”, avaliou.

Segundo Carvalho, a nova configuração dos movimentos que vão às ruas, sem lideranças ou representantes únicos, torna mais complexa as tentativas de diálogo. “As velhas formas de mobilização são cada vez mais substituídas por essas novas formas, não há mais, como nos movimentos tradicionais, uma direção centralizada ou determinada por um comando, isso faz com que o diálogo, sobretudo em momentos de tensão, torne-se mais difícil”.

O ministrou citou o protesto do último sábado (15) em Brasília, que terminou com confronto entre policiais e manifestantes e disse que a orientação do governo é para que o espaço de livre manifestação seja garantido, sem repressão. “A orientação da presidenta Dilma é para que continue em Brasília o clima que nós sempre tivemos, esse clima de livre manifestação, de evitar qualquer forma de repressão”

O ministro afirmou que está acompanhando os protestos nos estados e que já percebeu avanços na negociação entre autoridades e manifestantes sobre a realização dos eventos.

Informações da Agância Brasil