Deputados do Rio aos manifestantes: vocês nos representam

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e outros cincos deputados federais do Rio de Janeiro assinam Carta Aberta aos Manifestantes declarando “aos milhares que, mobilizados pela internet, saem para as passeatas, transitando do virtual para o presencial, dizemos: vocês nos representam! Inclusive quando questionam o padrão rebaixado da política movida a interesses menores e também distante de ideias e causas”.

Além da Jandira, assinam o documento os deputados do Psol, Chico Alencar e Jean Wyllys; os petistas Edson Santos e Jorge Bittar e o deputado do PSB, Glauber Braga. No texto eles dizem que “nós, deputados federais do Rio de Janeiro, sentimo-nos estimulados e saudavelmente cobrados por essas manifestações que tomam as ruas das nossas cidades”.

“Quem está na vida pública usa (e às vezes abusa) da oratória. Aprendemos que é tempo de “escutatória”: ouvir o clamor das praças e a linda luta por direitos, para renovarmos nosso comportamento e a própria República”, afirmam os parlamentares.

E declaram orgulho dos seus mandatos políticos, colocando-os à disposição “das justas demandas por transportes públicos eficientes, redução das tarifas, educação e saúde pública de qualidade, ética na política, transparência e prioridade social nos orçamentos públicos”.

Os parlamentares também lembram aos manifestantes que “as grandes lutas sociais de nossa história, que alcançaram vitórias concretas, tiveram a participação de organizações partidárias vinculadas ao povo”.

Da Redação em Brasília