Argentina reivindicará na ONU soberania das Ilhas Malvinas 

O chanceler da Argentina participará nesta quinta-feira (20) em Nova York junto a governantes e legisladores, na sessão do Comitê Especial de Descolonização da Organização das Nações Unidas (ONU) onde, tal como vem acontecendo desde 1989, se abordará a disputa pela soberania das Malvinas.

Durante esta nova jornada, Timerman “exporá a posição argentina, ratificando a plena disposição do nosso país para encontrar uma solução pacífica a disputa pela soberania, o que não tem sido possível, ainda como resultado da sistemática negativa do Reino Unido a retomar as negociações com a Argentina”. 

Leia também:
Argentina recebe apoio à sua soberania sobre as Ilhas Malvinas

Recentemente, na sessão da Organização de Estados Americanos (OEA) que realizou-se na Guatemala, o Reino Unido ratificou seu respeito à convocação do organismo internacional para que se inicie o debate com a Argentina pela soberania das Malvinas. No entanto, esclareceram que não negociarão até os habitantes do arquipélago (britânicos) não apresentar uma solicitação formal.

De imediato, o chanceler Héctor Timerman, em nome da Argentina, destacou que seu país está disposto a retomar o diálogo para colocar fim na “situação de colonialismo” naquele território.

Com TeleSUR