Maduro: viagem à Europa deu resultados excelentes para Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, encerrou, nesta quarta-feira (19), sua viagem de quatro dias à Europa e retornou à Venezuela após cumprir uma ampla agenda política e comercial. "Chegamos de uma intensa jornada de trabalho na Europa, viagem exitosa por Itália, Portugal e França, excelentes resultados para a Pátria", escreveu em sua conta no Twitter.

Em sua primeira viagem pela Europa como presidente, Maduro se reuniu com o presidente da França, François Hollande, e anunciou a vontade de estabelecer uma "aliança estratégica" entre os dois países até o final do ano.

Leia também?
Venezuela e França fortalecem cooperação bilateral
Portugal e Venezuela assinam acordos em diversas áreas

O mandatário aproveitou a ocasião para solicitar "ajuda" à França para enfrentar "o grande desafio do desenvolvimento industrial e tecnológico" da Venezuela.

Nos dias anteriores, o presidente venezuelano visitou Portugal, onde deu um novo impulso nas relações bilaterais, assinando 14 acordos que totalizam 5 bilhões de euros (R$ 14,95 bilhões).

Na Itália, Maduro se reuniu com o papa Francisco, em um dos encontros mais importantes de sua agenda, que começou em Roma no domingo (16) com diversos atos, entre eles, um encontro com membros do Partido Comunista italiano.

Maduro destacou o fortalecimento das relações e a consolidação de projetos conjuntos como a aliança entre as petroleiras PDVSA e ENI e acordos no âmbito da infraestrutura, moradia, estradas de ferros e comércio.

Também recebeu o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), por ter conseguido atingir os objetivos do "Desafio da Fome Zero" em seu país com dois anos de antecipação.

Com Efe