Congresso vai definir medidas para atender manifestantes

O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), afirmou que o Congresso Nacional vai definir, nos próximos dias, medidas que acolham as reivindicações dos manifestantes que protestaram em diversas cidades brasileiras.

Na opinião do presidente, a Câmara “tem o dever, por ser a casa do povo brasileiro, de saber registrar (a vontade dos manifestantes), interpretar, fazer a leitura correta e dar sua colaboração, e é o que faremos nos próximos dias”, declarou.

Depois de antecipar a volta de viagem oficial à Rússia, Henrique Alves se reuniu com a diretoria da Casa e órgãos de segurança para se inteirar do movimento. “Acho que foram manifestações pacíficas, em grande parte, ordeiras, democráticas, respeitosas. Aqui e acolá alguma minoria, que não representa a vontade do povo brasileiro, praticou alguma desordem, mas não foi esse o sentimento e a leitura abrangente que tivemos.”

Nota pública

Na noite desta quinta-feira (21), líderes partidários divulgam nota de apoio às manifestações em todo o País. A nota diz que “os líderes partidários manifestam o reconhecimento da Câmara em relação às manifestações pacíficas que estão acontecendo nos últimos dias no Brasil. Esse movimento da cidadania é legítimo e gera esperanças de um revigoramento republicano”.

E acrescenta que “reafirmamos o compromisso do Legislativo brasileiro com o Estado Democrático de Direito e colocamo-nos à disposição daqueles que, em nome do movimento e de suas variadas demandas, queiram dialogar”.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara