Povo pernambucano realiza manifestação pacifica no Recife

Cerca de 100 mil manifestantes participaram do protesto, na tarde da ultima quinta-feira (20),  que começou no bairro do Derby, em frente ao Quartel General da Polícia Militar.

Com apitos, bandeiras, cartazes e os rostos pintados com as cores verde e amarelo, os pernambucanos deram um show de democracia quando durante a passeata cantaram o Hino Nacional e do Estado, além de expor suas insatisfações através de músicas e danças durante todo o trajeto até o Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, na Zona Portuária. A passeata foi considerada pacifica pela Polícia Militar.

Líderes dos movimentos estudantis se reuniram antes do protesto na Boa Vista, com cartazes em branco, tintas e pilotos, para que os jovens escrevessem suas próprias reivindicações e, depois, seguiram juntos para o ponto de concentração.

Além dos ônibus do Recife que ficaram parados até às 19h, em adesão ao protesto, idosos, estudantes, sindicalistas, ativistas ambientais, crianças, juristas, todos caminharam juntos.

O tom da manifestação liderada pelo povo teve apenas três regras: sem partidos, sem vandalismo e sem violência. Além da cantiga mais usada – Vem, vem pra rua, vem! Que convidou muitos moradores a sair de suas janelas para se unirem a passeata.

Sábado 21


Foto: NE10

De acordo com estimativas da PM, aproximadamente 250 pessoas participaram do protesto que começou por volta das 16h na Praça do Derby com pedidos por melhorias no transporte coletivo e pelo passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados na Região Metropolitana do Recife (RMR) como principais itens da pauta de reivindicações. No caminho, os manifestantes também reclamaram uma reforma política.

Os manifestantes tomaram a Agamenon Magalhães pouco antes das 17h, iniciando os bloqueios no sentido Olinda-Boa Viagem. Depois de percorrer um trecho da avenida entre o Derby e a Boa Vista fechando os dois sentidos, decidiram ir ao Viaduto Capitão Temudo para seguir até a Zona Sul. No entanto, depois de um impasse no grupo para definir o destino seguinte, eles desceram o elevado com o objetivo de parar a Avenida Conde da Boa Vista e continuar a caminhada até a sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo. Porém, continuaram pela Agamenon até as imediações do Parque Amorim.

Do Recife,
Elaine de Paula, com informações da mídia local.