Distritais querem mais R$ 1,3 bi para despesas de pessoal

Foi votada na noite desta quinta-feira, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Distrito Federal para 2014. A principal alteração proposta pelos distritais em relação ao projeto encaminhado pelo governo aumenta em R$ 1,3 bilhão a previsão de despesas com nomeações de servidores aprovados em concurso público.

Ontem a tarde, governo e oposição discutem a viabilidade das alterações. O acréscimo representa 84,5 mil cargos a mais do que os 6,4 mil propostos pelo governo inicialmente.

A votação da matéria será o último ato dos deputados distritais neste semestre. A partir de hoje eles entram em recesso parlamentar, que deve vigorar até 1º de agosto. Entre as questões pendentes, a previsão orçamentária de 200 novos agentes de trânsito deve ser acertada pelos deputados em plenário.

A LDO é proposta pelo Executivo aos distritais para moldar os gastos do governo e do legislativo no ano seguinte. Depois de aprovada, ela serve de base para a lei orçamentária anual (LOA) que, por sua vez, define os valores de investimentos a serem feitos.