França: Dívida pública dispara e atinge 91,7 por cento do PIB 

A dívida pública da França continua seu ritmo ascendente e já atinge 91,7 por cento de seu Produto Interno Bruto (PIB), segundo revelou nesta sexta-feira (28) o Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos (Insee).

De acordo com o instituto, no primeiro trimestre do ano este indicador aumentou em 36,5 bilhões de euros, um aumento de 1,5 por cento com relação ao final de 2012.

"Enquanto o país tiver uma dívida elevada, estará em uma zona perigosa que a expõe a riscos no caso de aumento das taxas de juros", advertiu o presidente do Tribunal de Contas, Didier Migaud.

Os dados fornecidos nesta sexta-feira pelo Insee afastam cada vez mais a segunda economia da zona do euro da possibilidade de cumprir seus compromissos com a União Europeia (UE) de reduzir a dívida e o desequilíbrio financeiro.

Paris prevê que o endividamento público começará a decrescer em 2015, mas os analistas estimam que antes disso a dívida aumentará.

Quanto ao déficit, a França teve que abandonar seu objetivo de levá-lo a três por cento do PIB como exige a Comissão Europeia, que deu um prazo de mais dois anos à França para cumprir a meta.

A União Europeia exige que o governo francês tome medidas antipopulares, como a liberalização do mercado de trabalho e a reforma do sistema de aposentadorias, que está em debate.

Prensa Latina